Vacina - Itaúna recebe as primeiras doses

Por Publicado em:22/01/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 91

As primeiras doses da vacina contra a Covid chegaram a Itaúna na manhã de quarta-feira, 20, e neste mesmo dia foram imunizados os primeiros profissionais da saúde no município. Os dois primeiros a serem vacinados foram a enfermeira Daniele Silva, de 41 anos, que atua no PSF do Bairro Cidade Nova, e o técnico de laboratório César Onório Militão, de 44 anos, que trabalha na Policlínica “Dr. Ovídio”. Ambos receberam a vacina aplicada pelo prefeito, médico Neider Moreira. No Hospital também já ocorreu a vacinação dos primeiros profissionais, sendo a primeira a ser imunizada a enfermeira Kátia Silveira, do CTI Covid.
Para Itaúna foram liberadas 1.903 doses, que devem ser aplicadas em 951 pessoas, já que o imunizante necessita de duas doses para ser efetivo. A segunda dose tem de ser aplicada em intervalos que vão de 2 a 4 semanas. Como o Ministério da Saúde informou que os 2 milhões de doses adquiridas da Índia chegam nas próximas horas ao Brasil, além de a Anvisa caminhar para liberar mais 4,8 milhões de doses da Coronavac (no fechamento desta matéria faltavam apenas dois votos pela aprovação e tudo indicava que não teria problema), alguns municípios vão vacinar mais pessoas, aguardando a chegada de novas doses dentro do prazo para a aplicação da segunda dose nos imunizados. Em Itaúna ainda não havia informação a respeito.
Os públicos itaunenses prioritários são 2.290 trabalhadores da área da saúde; 290 membros das forças de segurança e salvamento; 315 funcionários e população do sistema prisional; 4.160 pessoas com comorbidades (doenças como diabetes melitus, hipertensão arterial grave, etc.); 960 professores; e 12.260 idosos com idade acima de 60 anos, totalizando 20.275 pessoas. Portanto serão necessárias 40.550 doses para atender a todo este público.

Compartilhe esta notícia