Fogo consome 200 mil metros quadrados de mata na serra do Jadir Marinho

Por Publicado em:16/09/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 143
Fogo consome 200 mil metros quadrados de mata na serra do Jadir Marinho Divulgação/BM/2º Pelotão Itaúna

Bombeiros explicam ação no local e esclarecem que não houve vítimas no local, além dos prejuízos causados para a fauna e flora...

Desde as 11 horas da terça-feira,que os militares do Corpo de Bombeiros atuaram para apagar as chamas em um incêndio de grandes proporções na mata localizada na região do Bairro Jadir Marinho.

Conforme divulgação dos Bombeiros, o incêndio em vegetação  de grandes proporções no bairro Jadir Marinho, foi comunicado às 11 horas da terça-feira, 14.

“No local, trata-se de serra na qual está com incêndio rasteiro e nas copas das árvores.

Como a topografia do local corrobora para a propagação do fogo, militares trabalham diuturnamente no combate às chamas.

Como não há possibilidade de adentrar o local com viaturas, devido à mata fechada, os militares deslocaram a pé pela mata e utilizaram no combate bombas costais, sopradores, abafadores e materiais de sapa para confecção de aceiros.

Além disso, foi necessário, em alguns momentos, realizar a técnica do fogo contra fogo para eliminar demais riscos potenciais".

O comunicado esclarece ainda sobre a técnica utilizada de fogo contra fogo:

"Vale ressaltar que a técnica de fogo contra fogo é eficiente apenas se for aplicada observando todos os parâmetros de segurança, se for usada sem conhecimento, a propagação do incêndio ocorrerá de forma descontrolada dificultando ainda mais o combate.

Dessa forma, o uso do fogo contra fogo deve ser feito apenas por profissionais habilitados par tal.

O incêndio se iniciou dia 14/09 mas teve continuidade de ação Bombeiro Militar durante todo o dia 15/09”.

Ao final do comunicado, informa que a área consumida pelo fogo é de aproximadamente 20 hectares, o que representa 200 mil metros quadrados de área.

Compartilhe esta notícia