Prefeitura divulga balanço sobre efeito das chuvas em Itaúna

Por Publicado em:11/01/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 136
Prefeitura divulga balanço sobre efeito das chuvas em Itaúna Reprodução/Redes Sociais

De hoje até quinta-feira, ainda chove bastante. Sexta-feira teremos uma pausa e no sábado voltam as chuvas fortes. Domingo ainda chove um pouco e pancadas leves retornam na próxima quinta-feira, 20.

Levantamentos de especialistas mostram que há várias décadas não chovia com tanta intensidade em Minas Gerais, com verdadeiros “dilúvios” se abatendo sobre algumas regiões. E em Itaúna não tem sido diferente. Desde a última semana tem chovido muito, com índices pluviométricos próximos de 50mm, o que caracteriza “chuva muito forte”, conforme os conceitos meteorológicos.

E para hoje ainda está previsto temporal com 30mm de chuva, o que pode manter ou ampliar o nível das enchentes, já que o solo está bastante encharcado. Para amanhã, quarta-feira, a previsão é de que chova 12mm e na quinta-feira, outros 6mm, ambas as previsões anunciando chuva forte para o município. Na sexta-feira teremos um ‘refresco’, sem chuva prevista mas no sábado outro temporal está previsto, com 15mm de chuva, baixando para chuva fraca no domingo, com previsão de 2mm.

Para se entender estes números é preciso fazer a seguinte conta: 30mm, como é a previsão para hoje, informa que cairá 30 litros de água por metro quadrado. É muita água, que certamente escoará para algum leito, causando alagamentos.

Segundo as escalas de intensidade de chuva, os índices são os seguintes:   

- Chuva fraca: menos de 2,5mm

- Chuva moderada: de 2,5mm a 10mm

- Chuva forte: de 10mm e 50mm

- Chuva muito forte: acima de 50mm

 

Prefeitura divulga números da “Operação Chuvas em Itaúna”

Conforme os dados divulgados, o balanço representa os trabalhos realizados nos dias 10, segunda-feira, e até a manhã desta terça-feira, 11.

“Data início das chuvas: 06Jan22; data do início atuação CBMMG: 06Jan22; situação: em andamento; nível da Barragem do Benfica: 21,82 m - Vazão 66,85 m³/s (última atualização 08h30m). Previsão de chuva para o dia: 30 mm”

Estão envolvidas na operação, a Prefeitura (Secretaria de Assistência Social; Planejamento Urbano; Trânsito e Educação); Defesa Civil Municipal; 9ª Cia Ind/7ª RPM; e SAAE.

Conforme os dados já foram realizadas as seguintes ações: Distribuição de equipes para atendimento às ocorrências diversas; e Monitoramento de pontos de interesse.

Já foram realizadas duas vistorias em risco de queda de árvores; uma vistoria em risco de desmoronamento/desabamento; uma vistoria em risco de deslizamento; e dois salvamentos de pessoas em inundação/alagamento.

Até o momento 20 pessoas foram desalojadas, isto é, tiveram que sair de suas casas devido a alagamento e estão em casas de parentes. Não existe registro de desabrigados.

 

Compartilhe esta notícia