Cultura - Os 140 anos do teatro de Itaúna em exposição

Por Publicado em:08/10/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 45

Abertura está marcada para o dia 16, com lançamento de livro e entrada franca no Museu “Francisco Manoel Franco”

Os primeiros registros datam de 1877, portanto antes mesmo de Itaúna ser emancipada. Em um galpão montado na Praça da Matriz, com José João Rodrigues Vieira, Antônio José dos Santos (o Antônio do Bá) e Flávio de Faria no elenco, era montada a primeira peça de teatro em Itaúna, “A Esperteza do Rato”, uma comédia de autoria do português Rangel de Lima Santos. O primeiro teatro de Itaúna foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1890. O “Theatro Sant´Anna” estreou com o drama “Mãe”, de José de Alencar, tendo Aureslina Nogueira, Francisco Manoel Franco, Miguel Alves de Souza, Nicomedes Alves de Souza, Whashington Alves da Cunha e Possidônio Xavier no elenco, Um sucesso que teve reapresentação no dia 19 de outubro, duas semanas após.

A partir de então, muitos outros nomes construíram e vêm construindo a história do teatro itaunense. E essa história é contada e poderá ser conhecida com a Exposição 140 Anos do Teatro em Itaúna, divida em três fases e duas etapas de exposições, um livro e a expectativa de que alguns dos espetáculos de maior sucesso nestas 14 décadas possam ser reapresentados. Este trabalho é realizado pela Associação Cultural Vânia Campos, tendo à frente o ator, autor e médico Marco Antônio Lara, o Cotonho. Conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Lei Aldir Blanc, do Instituto Cultural “Maria de Castro Nogueira”. É patrocinado pela Ferro+ e JMN, através do Fundo Estadual de Cultura.

Exposição vai até 2 de outubro de 2022

A abertura é no dia 16, como informado, um sábado, quando acontece o lançamento do livro que narra a história do teatro em Itaúna. A solenidade está marcada para as 19h30, no Museu Municipal “Francisco Manoel Franco”, situado na Praça da Estação e recentemente reformado. A entrada é franca.
A exposição é dividida em duas etapas e três fases. A primeira e segunda fases estarão expostas entre o dia 16 de outubro e 19 de dezembro de 2021.
A exposição retorna, com a terceira fase do teatro, em 22 de janeiro do próximo ano e poderá ser visitada até o dia 2 de outubro de 2022.
O Museu Municipal abre às terças e quartas-feiras, das 8 às 18 horas; nas quintas e sextas-feiras, das 8 às 22 horas; e aos sábados, das 8 às 17 horas.

Compartilhe esta notícia