SEMANA SANTA - Igreja Católica celebra a ressurreição de Cristo

Por Publicado em:08/04/2022 | Atualizado em:08/04/2022 405

O Domingo de Ramos, dia 10, marca o início da semana que se estende até o Domingo de Páscoa, com programação especial nas comunidades católicas

As celebrações da Semana Santa começam neste domingo, 10, com o Domingo de Ramos, quando os fiéis participam das procissões e ações de bênçãos dos Ramos. Essas celebrações se estendem por toda a semana, com atos em quase todas as comunidades, tendo seu ponto alto a partir da noite da quinta-feira, 14, e o ápice no Domingo de Páscoa, dia 17, quando se comemora a Ressurreição de Cristo. E as igrejas católicas de Itaúna esperam contar, novamente, com a participação de multidões em suas celebrações, após o arrefecimento da pandemia do Coronavírus, que não permitia a realização de atos públicos com a presença de grane número de pessoas.
A partir de amanhã, Domingo de Ramos, as comunidades católicas terão programação especial, que pode ser acompanhada pelos fiéis, acessando os sites das paróquias, ou mesmo indo às casas paroquiais, onde são distribuídos impressos com a programação especial. Também nas comunidades evangélicas acontecerão celebrações especiais nesta semana, porém a FOLHA não recebeu informações específicas sobre esses eventos. Em relação às paróquias instaladas em Itaúna, apenas a de Nossa Senhora Aparecida, que tem a Matriz no Bairro de Lourdes, não disponibilizou a programação das celebrações, até o momento. As outras cinco paróquias têm programações especiais:

Paróquia de Santana – Centro
Domingo de Ramos, 10 – celebrações com a bênção de Ramos e procissão, a partir das 8 horas nas comunidades de São Judas Tadeu, Nossa Senhora das Graças e São Vicente/Santa Terezinha; e na comunidade Santa Mãe da Igreja. Às 10 horas, na Matriz, bênção de ramos sem procissão, seguida de Missa. Às 17h, início da Procissão em direção à Matriz, seguida de Missa. Da segunda-feira, 11, até a quinta-feira, 14, acontecerão missas e celebrações, nas comunidades, conforme programação específica de cada uma delas.
Sexta-Feira da Paixão, 15 – 6h, Caminhada Penitencial, saindo da Igreja Matriz e indo até a Capela do Rosário; 9h, Ofício das Trevas, no interior da Igreja Matriz; Via-Sacra no entorno da Igreja Matriz e também saindo da capela de São Vicente/Santa Terrinha (Bairro Universitário) e indo até a Capela de Nossa Senhora das Graças (Bairro das Graças). 15h, na Igreja Matriz, na Capela de Nossa Senhora das Graças e na capela Maria, Mãe da Igreja, ação litúrgica. 19h30, na Igreja Matriz, Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro.
Sábado, 16 – 19h30, solenidade da Bênção do Fogo Novo, tanto na Igreja Matriz quanto na Capela de Nossa Senhora das Graças.
Domingo de Páscoa, 17 – 6h, na Igreja Matriz, procissão como Santíssimo Sacramento, seguida de celebração eucarística. Às 9 horas, nas capelas de Nossa Senhora das Graças e do Rosário, Missa. 10h, Missa na Igreja Matriz. E às 19h30, na Igreja Matriz e na Gruta, celebração do Triunfo.
A programação completa da Semana, na Paróquia de Santana, você pode acessar no seguinte endereço eletrônico: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/santa-ana-itauna/.

Programação nas demais paróquias

Em todas as paróquias da Igreja Católica em Itaúna acontecerão celebrações especiais da Semana Santa. A seguir o endereço eletrônico de cada uma delas, para que você possa acessar a programação completa. Para acessar a programação, você deve clicar no link “Horários de Missas” e, em seguida, no link “CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO”. Conforme informamos, até o fechamento desta matéria, apenas a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida não havia disponibilizado a programação.
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Santanense: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/coracao-de-jesus-itauna/ .
Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Piedade: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/nossa-senhora-da-piedade-itauna/.
Paróquia de São José, nos Garcias: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/sao-jose-itauna/.
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Padre Eustáquio: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/nossa-senhora-de-fatima-itauna/.
Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro de Lourdes: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/nossa-senhora-aparecida-itauna/.

 

 

Última modificação em Sexta, 08 Abril 2022 15:34

Compartilhe esta notícia