ORQUÍDEAS: 40ª Exposição Nacional de Itaúna

Por Publicado em:13/05/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 266

Cidade que é berço da espécie Cattleya walkeriana, expõe plantas na área externa do espaço Cultural “Adelino Quadros”

Volta neste ano de 2022, após dois anos de pandemia de Covid-19, a exposição de orquídeas em Itaúna, na sua quadragésima edição. Conforme um dos organizadores do evento, através da Sociedade Orquidófila de Itaúna – SOI, Antônio Guerra, “devido à liberação recente de eventos com participação do público, estamos trabalhando com a participação de expositores de cidades mais próximas e, assim, não acreditamos em presença de expositores de outros estados”, adiantou. A exposição conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

A exposição terá sua primeira etapa nesta sexta-feira, 13, com apresentação das plantas, julgamento, escolha de podium para exposição e, a parir de sábado a visitação estará aberta ao público.

Ainda conforme Antônio Guerra, algumas entidades de cultivadores da planta ainda não retomaram suas atividades completamente após a liberação de uso de máscaras e eventos públicos, o que pode diminuir um pouco a presença de pessoas mas “a expectativa é de que tenhamos cerca de 300 visitas por dia”.

Plantas de várias espécies de orquídeas estarão expostas na área externa do Espaço Cultural, na Avenida Jove Soares, esquina com Rua Antônio Corradi.

A 40ª Exposição Nacional de Orquídeas de Itaúna, que é a cidade-berço da espécie Cattleya walkerianna, se estende até o domingo, dia 15. O evento é tradicional no calendário itaunense.

Neste sábado a exposição acontece das 9 às 18 horas e, domingo, dia 15, vai das 9h às 15h.

A Cattleya walkeriana é a flor-símbolo do município e é cultivada por um grande número de itaunenses que, com certeza, terão seus mais belos exemplares expostos na ocasião.

Conforme Antônio Guerra, a Catleya walkeriana é a espécie mais cobiçada dentre as orquídeas, no mundo, sendo muito difundida inclusive no Oriente, com destaque para o Japão.

Na 40ª Exposição Nacional de Itaúna vários produtos, insumos e plantas poderão ser adquiridas no local, além da tradicional troca de experiências e conhecimentos dentre os expositores.

Compartilhe esta notícia