DESPEDIDA - Élvio fala de trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Social

Por Publicado em:10/09/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 49

O médico e político Élvio Marques, em contato com a reportagem, falou das realizações do setor de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itaúna durante os quatro anos e oito meses em que ele esteve à frente da pasta, conforme disse. Começou informando que, ao assumir a Secretaria, “Itaúna tinha um CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e hoje tem três, com o acréscimo do CRAS ‘Prefeito Francisco Ramalho’ e CRAS ‘ Dr. Coutinho’. Também construímos a sede própria do CREAS, no Bairro de Lourdes”. Continuou informando que de três oficinas de informática, à época, hoje são seis. Cita ainda o Centro de Juventude, como uma das conquistas.

Lembrou que foram contratadas 5 novas assistentes sociais e continuou afirmando que, “depois de 13 anos sem reajustes nos repasses, as entidades assistenciais foram beneficiadas. Conseguimos mais cinco novos veículos para a Secretaria”. No setor de legislação relativa à assistência social, listou a Lei dos Benefícios Eventuais, a Lei Municipal do SUAS e a Carteira do CIPD (Cadastro no Centro de Informação sobre a Pessoa com Deficiência). Élvio Marques citou ainda o funcionamento de dez conselhos municipais, nominando como exemplo os conselhos da Mulher, do Idoso e da Habitação. Outro benefício conseguido durante seu período e listado pelo médico é a reforma geral do Centro do Idoso.

Em relação às campanhas realizadas, Élvio citou as do FIA (Fundo da Infância e do Adolescente), do Imposto de Renda, que, segundo ele, “conseguiu beneficiar as entidades assistenciais com mais de meio milhão de reais”. Comentou ainda sobre a campanha da Quarentena Solidária, que contou com a participação de vários parceiros, como igrejas, comércios e entidades, “que já distribuiu aos beneficiados mais de mil cestas básicas”. E lembrou que esta campanha culminou com a criação em Itaúna do Banco de Alimentos “Elza Lopes”. Concluiu afirmando que, de seis equipamentos, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna conta hoje com 12 equipamentos, incluindo aí o Posto do Migrante, que funciona na Rodoviária de Itaúna.

Élvio agradeceu ao prefeito, de quem destacou o “excelente trabalho realizado”, aos vices Gláucia e Fernando Franco, deputado Eduardo Barbosa, ex-deputado Jaiminho Martins, colegas secretários e de Secretaria. “Saí a pedido, por motivo de cansaço. Fizemos o possível. Sei que há ainda muito a ser feito, mas fizemos muito”. Ao final, colocou-se à disposição da população itaunense, a quem agradeceu, mais uma vez.

Compartilhe esta notícia