OBRA IMPORTANTE - Prefeitura inicia desassoreamento do Rio São João

Por Publicado em:10/06/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 128
OBRA IMPORTANTE - Prefeitura inicia  desassoreamento  do Rio São João Divulgação/Sec. Infraestrutura

Trabalho pode melhorar condições de vazão do rio e evitar problemas como as enchentes do início do ano

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços da Prefeitura de Itaúna deu início a obras de desassoreamento do Rio São João nesta semana, conforme o secretário da pasta, Rosse Andrade, divulgou nas redes sociais (em trabalho de comunicação paralelo ao oficial, “porque não dão vazão às informações de alguns setores, na assessoria de imprensa”, como afirmou à reportagem um coordenador de área e um vereador da base aliada do prefeito). O serviço é importante para prevenir problemas como as enchentes do início do ano, quando as águas saíram da calha do rio e atingiram vários imóveis das imediações do seu leito.

Com o desassoreamento, a capacidade de vazão é ampliada e atua no sentido de comportar aumento do volume das águas e, consequentemente, as enchentes. Não é uma solução definitiva para as enchentes, mas funciona como um preventivo. Para uma solução definitiva, seria necessário o cálculo do volume das águas no período das enchentes e até o alargamento do leito em alguns pontos. Porém, para esse trabalho, é necessário investimento de grandes somas e licenciamento ambiental específico, já que se trataria de alteração no leito.

A reportagem tentou, junto ao secretário, obter informações quanto ao custo das obras, previsão de tempo de execução, maquinário, veículos, equipamentos e pessoal empregado no serviço, extensão da área a ser trabalhada com o desassoreamento. Porém, até o fechamento da edição, não havia obtido resposta.
Nota da redação – a solicitação não foi feita à assessoria de imprensa para que não se tornasse pauta comum dos demais veículos, já que se tratava de pauta específica da FOLHA, pois este comportamento considerado antiético tem sido comumente adotado por aquele departamento. Assim informamos a realização do trabalho, importante para a população, especialmente a ribeirinha, porém sem detalhes mais abrangentes sobre a obra.

Compartilhe esta notícia