TUDO PRONTO - Eleição do Conselho Tutelar é neste domingo

Por Publicado em:04/10/2019 | Atualizado em:04/10/2019 255

População deve votar das 8 às 17 horas para eleger 5 conselheiros titulares e 5 suplentes para Mandato de 4 anos. Escola “José Gonçalves de Melo” é local de votação

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itaúna, Élvio Marques, “está tudo pronto para a eleição dos novos conselheiros tutelares de Itaúna”. A eleição está marcada para este domingo, dia 6, das 8 às 17 horas, e acontece nas dependências da Escola José Gonçalves de Melo, situada na Rua Tácito Nogueira, 68, no Centro. Disputam as 5 vagas de conselheiro efetivas e 5 vagas de suplentes 28 candidatos. Têm direito a voto os cidadãos com idade a partir de 16 anos. Para votar é necessário apresentar o Título de Eleitor e um documento com foto (Carteira de Identidade, CNH, etc). Conforme Élvio Marques, a imagem digital do documento poderá ser utilizada na votação.

Para atuar no processo eleitoral, foram convocados entre 50 e 60 funcionários municipais. Ainda conforme o secretário, o processo de apuração dos votos terá início tão logo seja encerrado o processo de votação. “Esperamos que o resultado já seja divulgado no início da noite do domingo”, disse Élvio Marques. O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é que organiza as eleições e a Secretaria de Desenvolvimento Social presta apoio estrutural ao processo. Concluindo, ainda sobre a eleição de domingo, Élvio afirmou que “tudo que a Justiça sugeriu foi acatado”, e que espera que todo o processo de escolha dos conselheiros transcorra sem atropelos.

A importância do voto

A eleição do conselheiro tutelar é de grande importância para que as políticas públicas do setor sejam aplicadas. É neste processo que o cidadão escolhe seu representante para defender os direitos e cobrar os deveres da sociedade em relação às crianças e adolescentes. A legislação por si mesma não é a garantia de que a relação da sociedade para com seus problemas estará resolvida. O Conselho Tutelar é um órgão público que deve zelar pelo cumprimento desta mesma legislação.

Apesar de se falar mais em defesa dos direitos, também é função do conselheiro tutelar atuar na cobrança dos deveres, tanto dos responsáveis quanto das crianças e dos adolescentes.

É a partir da atuação do Conselho é que se pode alcançar uma convivência ideal da sociedade em relação a suas crianças e adolescentes, no que se trata da defesa dos direitos e deveres da categoria.

Escolher bons conselheiros tutelares é um primeiro passo no rumo de se ter uma sociedade mais equilibrada.

Votar bem e fiscalizar a atuação do Conselho Tutelar é direito e dever de cada um.

Última modificação em Sexta, 04 Outubro 2019 14:06

Compartilhe esta notícia