“ESTÁ BOM, MAS PODE PIORAR” - Itaúna tem mais 30 casos de isolamento domiciliar e medidas de contenção podem ser ampliadas na próxima semana

Por Publicado em:03/04/2020 | Atualizado em:29/11/-0001 328

Os números apresentados pelo Boletim Informativo do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Itaúna mostram a situação sob controle. Mas nunca foi tão real a brincadeira do “está bom, mas pode piorar...”. Nos bastidores, a FOLHA apurou que na próxima semana o prefeito Neider Moreira pode determinar o fechamento total do comércio e até medidas mais duras (veja na edição da FOLHA de amanhã). Estudos dos pesquisadores mais renomados do Estado mostram que uma situação de pico está prevista a partir de 16 de abril até a primeira semana de maio e fazem criam a expectativa de que possam aumentar em muito os casos, inclusive de morte, em Minas Gerais.

O Boletim de Itaúna mostra que o crescimento está se mantendo em torno de 10% nos últimos dias. Ontem, quinta-feira, 2, foi o menor crescimento de casos da semana e hoje, sexta-feira, 3, voltou a rondar os dois dígitos, com 30 novos casos de isolamento domiciliar. Um gráfico que chama a atenção é o que apresenta o crescimento de casos por faixa etária. No último dia 27, dos 247 casos registrados naquela data, 33 eram de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje este número é de 46, com crescimento de 13 casos, média de 2 ao dia. Entre as pessoas com idade entre 10 a 19 anos houve o mesmo aumento de casos: 13.

Já quando se confere o gráfico das pessoas com 20 a 39 anos, que eram 116, hoje são 187, com aumento de 67 casos, ou seja, 9 casos novos, em média, por dia. Para as pessoas com idade entre 40 e 59 anos, o aumento é de 41 casos, ou seja, 6, em média, diariamente. A informação é de que o vírus não escolhe idade, apesar de algumas pessoas, até mesmo autoridades, afirmarem que os mais velhos correm mais riscos.

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217