CORONAVÍRUS - Uso de máscaras vira caso de polícia

Por Publicado em:25/06/2020 | Atualizado em:25/06/2020 255

Polícia Militar vai fiscalizar a não utilização do equipamento e aglomerações em ruas e portas de bares e pode até registrar B.O.

Em postagem no Twitter na manhã da quarta-feira, 24, o governador do Estado, Romeu Zema, anunciou que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) assumiria mais uma função a partir daquela data: cobrar da população mineira o uso de máscaras em espaços públicos. Também deverão os militares orientar as pessoas que estiveram provocando aglomerações de que isso é proibido. Além da cobrança e da orientação, em informe divulgado na imprensa mineira, na manhã de quinta-feira, 25, também seria registrado Boletim de Ocorrência (B.O.) contra quem estivesse infringindo as normas, podendo responder pelo fato posteriormente. Nestes casos a pessoa poderá ser processada, pagar multa e até apenada em prestação de serviços à comunidade, por exemplo.

Em Itaúna a FOLHA entrou em contato com a PM, através da assessoria no Quartel local, sobre as regras e como seria a fiscalização, porém até o fechamento da matéria não havia sido divulgada qualquer informação acerca da atuação dos policiais neste sentido na cidade. No último final de semana (veja matéria nesta edição), várias pessoas tentaram denunciar aglomerações principalmente nos bairros, e não tiveram sucesso. Com a nova determinação do governador, a situação poderá ser solucionada.
A medida de Zema veio em um momento em que os casos de contágio em Minas Gerais têm aumentado sensivelmente e a capacidade de atendimento aos casos graves vai ficando estrangulada. Na terça-feira, 24, dia em que Zema fez o anúncio, Minas chegou a 771 mortes pela Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos de CTI no estado alcançou 90,7%.

A assessoria do governador divulgou, na manhã de quinta-feira, 25, outra fala do governador sobre o fato, quando ele afirmou que “a Polícia Militar não vai prender ninguém, não vai multar. Mas vai passar a proceder de uma maneira diferente nos 853 municípios, orientando a população e pedindo, principalmente, o uso constante e correto da máscara, que passará a ser obrigatória”. Já o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse que a orientação aos militares é para que acompanhem e conscientizem os mineiros que ainda não estiverem seguindo as medidas de segurança: “nós teremos a função de orientar para fazer com que as pessoas despertem a consciência. A parte de fiscalização ficará a cargo de cada município. A PM, como já vem fazendo, entrará com um suporte. É uma guerra, é um combate, e precisamos estar conscientes. A ação de cada pessoa é o que vai garantir o resultado final. O nosso objetivo principal é preservar vidas”, concluiu.

PM alerta população de Itaúna

Ainda no final da tarde de quinta-feira, carros da Polícia Militar foram para as ruas de Itaúna com mensagem de áudio alertando a população para o respeito às normas de isolamento social e cobrando o uso de máscaras para quem tiver que sair de casa. No momento em que eram postados vídeos da PM com as mensagens, a Prefeitura anunciava mais 9 casos positivos de Covid-19 no município.

Última modificação em Quinta, 25 Junho 2020 20:11

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217