Cidade em alerta - Comércio pode voltar a fechar

Por Publicado em:25/06/2020 | Atualizado em:25/06/2020 237

Aumento de casos e escassez de medicamentos para urgência podem determinar medida e até lockdown

A escassez de produtos como bloqueadores neuromusculares e sedativos, medicamentos necessários para que seja feita a “entubação” do paciente, procedimento necessário em casos de pacientes graves da Covid-19, é um dos principais motivos que podem levar a novo fechamento do comércio em Itaúna. O secretário de Saúde, Fernando Meira, informou à FOLHA que esses medicamentos estão em falta no mercado e que está sendo difícil a aquisição dos mesmos, até porque boa parte da matéria-prima para a fabricação é importada. O problema não afeta apenas Itaúna e é recorrente em todo o País, tendo se agravado com o aumento de casos, o que está sendo notado em Minas Gerais com mais intensidade nos últimos dias. Conforme o secretário informou, o estoque destes medicamentos no Hospital Manoel Gonçalves seriam suficientes para apenas uma semana, caso o CTI esteja operando em carga máxima.

Outro problema que pode levar à decretação de endurecimento nas regras de funcionamento do comércio é o fato de o Hospital Manoel Gonçalves ser a referência para uma microrregião com quatro municípios e o fato de que o mesmo crescimento de casos que ocorre em Itaúna tem se repetido nestas outras cidades. Na tarde de quinta-feira, 25, a situação dos quatro municípios que compõem a microrregião, em número de casos confirmados de Covid-19, era a seguinte: Itaúna, 79; Itatiaiuçu, 85; Itaguara, 20; e Piracema, 4, alcançando o total de 188 casos confirmados.

Assim, o risco de o município ter de definir pelo fechamento do comércio, e até mesmo por um lockdown, não está descartado. No caso de fechamento do comércio, apenas os serviços essenciais teriam autorização para funcionar. A outra possibilidade, a de lockdown, é mais aguda, tratando da versão mais rígida do isolamento social. Neste caso acontece o bloqueio total das atividades e até mesmo a circulação de pessoas em espaços públicos (ruas, praças, avenidas) fica proibida e pode ser punida caso não exista uma justificativa para o caso.

Última modificação em Quinta, 25 Junho 2020 20:11

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217