NOVO CORONAVÍRUS: mais dois casos e junho fecha com 98 testes positivos em Itaúna

Por Publicado em:30/06/2020 | Atualizado em:29/11/-0001 92

CTI continua com 8 pacientes, sendo mais um itaunense e mantendo 80% de ocupação dos leitos reservados para a Covid-19

O boletim de hoje do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus de Itaúna informa que mais duas pessoas testaram positivo para a Covid-19 : dois homens, um de 57 e outro de 51 anos. Com os dois novos testes positivos o mês de junho será fechado com 98 casos positivos de Covid-19 no município, sendo 82 deles registrados apenas neste mês que encerra hoje, com aumento de mais de 500% nos casos.

O boletim mostra também os casos recuperados que no total de hoje chegam a 72, em Itaúna. Conforme a Agência Brasil (do Governo Federal), “a OMS considera, no caso dos doentes confirmados por critério laboratorial, que estão recuperados, aqueles que tiveram dois resultados negativos para SARS-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves de covid-19, a OMS estima que o tempo entre o início da infecção e a recuperação dure até 14 dias”.

OBS: A informação “recuperado”, não quer dizer que a pessoa está “curada” da doença. Existe a informação, que está sob pesquisa ainda, de que quem passou pelo processo de contágio e após a recuperação testou negativo, estaria imune à doença. Mas isso não é oficial, apenas suspeita ainda não confirmada por estudos científicos.

OBS1: O Brasil é um dos países do mundo que mais tem dado destaque à relação de “recuperados”, enquanto destaca menos a divulgação de adoção de medidas para a prevenção da doença, ou mesmo de informação de medidas a serem tomadas para evitar a Covid-19.
- É sempre importante informar que a Covid-19 não tem cura, nem prevenção conhecida oficialmente. Também não tem vacina, ainda, e a prevenção indicada pelos especialistas é feita com o distanciamento social e a prática de hábitos de higiene como lavar as mãos sempre que tiver contato com outras pessoas e objetos.

CTI do Hospital tem 8 pacientes

Mesmo com a alta na data de hoje, de dois pacientes de outros municípios da microrregião de Itaúna (que conta com as cidades de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema), a lotação no setor reservado para a Covid-19, no Hospital Manoel Gonçalves é a seguinte: 14 pacientes internados, sendo 8 no CTI – Centro de Tratamento Intensivo, e mais 6 pacientes na Enfermaria.
No CTI, 5 dos pacientes são itaunenses. Quatro testaram positivo e um deles aguarda resultado do teste. Os outros três pacientes do CTI são dos demais municípios da microrregião.
Na Enfermaria são mais três pacientes de Itaúna e três dos demais municípios. Dos itaunenses um testou positivo e dois aguardam resultados dos testes.

Microrregião tem 255 casos positivos

Como vem sendo repetido a cada nova informação, a microrregião que tem o Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna, como referência, conta ainda com os municípios de Itatiaiuçu (104), Itaguara (45) e Piracema (5). Somados os casos positivos de cada município a microrregião já registrou 255 casos positivos de Covid-19. Atualmente, 14 pessoas desta microrregião estão internadas no Hospital de Itaúna, como informado no parágrafo acima.
Outros municípios da região, que fazem divisa com Itaúna, e que têm divulgado seus boletins de acompanhamento diariamente são: Pará de Minas (65 testes positivos); Carmo do Cajuru (77) e Mateus Leme (46).



Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217