Minas Consciente - Itaúna está na Onda Vermelha... mas vai continuar na Amarela

Por Publicado em:12/09/2020 | Atualizado em:11/09/2020 176

Prefeitura divulga comunicado em que informa a nova classificação e a opção de permanecer com as regras da macrorregião

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 definiu que Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, que compõem a microrregião incluída no plano Minas Consciente, do Governo de Minas, passem à Onda Vermelha, que libera apenas o funcionamento das atividades essenciais nos municípios. Mas o próprio Minas Consciente, em sua página de número 78 (ver extrato recortado do MC), permite que o município opte por seguir a determinação da macrorregião e, assim, Itaúna optou por permanecer na Onda Amarela.

E para tanto, o munícipio expediu comunicado em que afirma que “A Prefeitura de Itaúna informa que em virtude da possibilidade de escolha ofertada pelo programa Estadual, o Município seguirá a “Onda Amarela” que é a classificação da macrorregião Oeste. Tal opção é ratificada pela Nota Técnica nº 4/SES/CMACRO-COVID19-OESTE/2020 do Comitê Macrorregional Oeste de Enfrentamento da COVID-19 que “entende que os municípios devem seguir a onda amarela, definida para a Macrorregião Oeste”. Assim, Itaúna está incluída na Onda Vermelha do Minas Consciente, mas optou por seguir a Onda Amarela, porque o MC assim permite.

A reportagem entrou em contato com o secretário de Saúde e presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, médico Fernando Meira, e ele afirmou que “estamos atendendo ao Minas Consciente, que permite que possamos optar por permanecer na Onda Amarela”.

Os índices de Itaúna, conforme está sendo informado no site www.folhapovoitauna.com.br, pioraram nos últimos dias em relação ao aumento dos casos de constatação de contágio, bem como à manutenção de número expressivo de pacientes internados no CTI dedicado à Covid. São mais de 500 casos registrados, com média de 10 casos-dia. No CTI, durante esta semana e parte da anterior, as 8 vagas reservadas a pacientes do SUS estavam ocupadas – restam 4 leitos de particulares/convênio – e a maioria da ocupação é de pacientes de Itaúna.

Esses dados podem ter definido a medida do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 pela Onda Vermelha. A população pode ajudar a reduzir estes índices usando máscaras, não participando de aglomerações e obedecendo às medidas de combate ao novo coronavírus.

Última modificação em Sexta, 11 Setembro 2020 18:18

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217