Mais 15 casos positivos. Itaúna chega a 531 desde o início da pandemia

Por Publicado em:11/09/2020 | Atualizado em:17/09/2020 128

Rapaz de Contagem, de 17 anos, morre no Hospital de Itaúna. Familiares deram endereço de parente residente na cidade. Ele veio visitar a avó e passou mal, segundo apurações

Itaúna foi incluída na Onda Vermelha pela microrregião mas pôde optar pela Onda Amarela, na qual vai permanecer, pela macrorregião.


Mais 15 casos positivos de Covid foram registrados em Itaúna nesta sexta-feira. Em quatro boletins do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, já que a segunda-feira foi feriado, a semana teve 56 casos positivos: 19 na terça, 5 na quarta, 17 na quinta e 15 hoje.
As notificações por suspeita de contágio chegaram a 3.384, com 2.686 pessoas já tendo passado pelo período de isolamento e/ou tiveram o contágio descartado.

Dos 531 casos positivos, 455 pacientes são considerados recuperados. Dos 15 casos anunciados hoje, 11 são do sexo masculino, com idades entre 27 e 75 anos e 4 do sexo feminino, idades entre 31 e 70 anos.

Um rapaz, de 17 anos, morreu no Hospital de Itaúna, tendo como causa a Covid-19. Inicialmente estava sendo colocado como a oitava vítima itaunense, mas a correção foi feita pois ele morava em Contagem e veio à cidade visitar a avó, quando passou mal e foi internado. O Hospital divulgou o seguinte comunicado, retificando a informação inicial, já que um boletim havia sido postado nas redes sociais com a informação de que a vítima era moradora de Itaúna:

BOLETIM RETIFICADO DE 11/09/2020


O boletim postado anteriormente nas redes sociais do Hospital estava com a informação de um óbito positivo do município de Itaúna, porém o paciente pertence ao município de Contagem. O que ocorreu foi que ao dar entrada no Hospital, no momento de fazer a ficha de internação, foi informado o endereço de um parente que mora no município de Itaúna, resultando assim em uma informação equivocada no boletim”.
A Prefeitura informou que os parentes do morto, residentes em Itaúna, estão sendo monitorados.


Itaúna foi classificada na Onda Vermelha, mas vai permanecer na Onda Amarela. Isso mesmo, não é brincadeira, nem notícia truncada.
O Comitê Estadual do Minas Consciente emitiu Nota Técnica em que classifica a microrregião de Itaúna (Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema), na Onda Vermelha, quando só podem permanecer abertos os serviços essenciais.
Porém o Programa Minas Consciente dá a prerrogativa à administração municipal de optar pela Onda definida para a microrregião, ou para a Onda da macrorregião. Como na macrorregião Oeste está prevalecendo a Onda Amarela (que mantém a situação itaunense sem alterações) a Administração Municipal optou por seguir a Onda Amarela. Tudo permanece como está.

À reportagem, os técnicos do Minas Consciente responderam o seguinte: “Itaúna pertence à macrorregião de saúde Oeste, cuja orientação, válida a partir do dia 12/9, é a Onda Amarela. O município pertence, também, à microrregião de mesmo nome, Itaúna, que tem a orientação, válida a partir do dia 12/9, de Onda Vermelha. Cabe ao gestor municipal definir qual orientação irá seguir. Nossa recomendação é que o município adote, nesse caso, a onda mais restritiva. Mas, como informamos, a decisão é do gestor municipal.”

Última modificação em Quinta, 17 Setembro 2020 15:00

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217