Coluna Social - Mário Debique - 21/11

Por Publicado em:21/11/2020 | Atualizado em:20/11/2020 142
Minha diva Rafisa Fonseca, que amo demais Minha diva Rafisa Fonseca, que amo demais

ELEIÇÃO - No dia da eleição cumprimentei o juiz Alex Matoso e o diretor do Cartório, Euder Monteiro, desejando um pleito tranquilo e sereno. Mal abriram as sessões eleitorais e os boletins de ocorrências começaram. E teve de tudo que é de praxe, boca de urna, compra de votos, publicações ilegais nas redes sociais, agressões, prisões e mais um monte de infortúnios. Até o site do TSE cismou em não funcionar. Bruxas à solta. Eita

ITAUNICES POLITIQUEIRAS – Meu estimado e inigualável amigo, professor e historiador Luiz Mascarenhas, escreveu na sua rede social: “O pseudoaspirante a cientista político das barrancas se mostrou mais por fora que umbigo de funkeira”. Eu procurei saber de quem e do que se tratava o post e, depois de rirmos muito, comentamos sobre as mazelas de Itaroça.


Luiz Mascarenhas, bispo José Carlos e Dom Francisco

FOGUETÓRIO - Uma grande quantidade de pessoas foi para as redes sociais xingar e publicar mensagens e indiretas para a descabida queima de fogos na cidade no dia da eleição. Também acho desnecessário tanto barulho. Comemorar o quê? Esses votos minguados? Me poupe.

PRÉ-CANDIDATOS - Difícil acreditar, mas a cidade já tem os pré-candidatos a deputado. Rio ou choro? Itacity pode ter mais de dez, eu disse dez, pré-candidatos a deputado estadual na eleição que se aproxima. Com isso, o município corre o risco de não eleger ninguém. Justamente Itaúna, que já teve, por exemplo, Neider Moreira na Assembleia Legislativa por diversos mandatos seguidos. Será que esse pessoal não pensou que, numa cidade com 69 mil eleitores, ter mais de dez candidatos é praticamente anular as chances de um ou outro se eleger? Isso é sério, minha gente.

MINGUADOS - Não entendi ainda. Não entra na minha cabeça imaginar que os candidatos a vereador não se tocaram que de nada adiantou buscar os minguados votos, enfrentaram a rejeição e uma abstenção recorde nessa eleição por conta da desilusão com o sistema. 25 mil pessoas estavam descrentes, revoltadas e chateadas com o momento crítico e duvidoso da política local. Achei ótimo, foi um “esfrega”, uma resposta aos candidatos.

SALVO PELA LEGENDA - Meu amigo e vereador eleito Leo Alves tem que pegar o partido “Podemos”, colocar no altar e levar de joelhos na basílica mais próxima e agradecer pela eleição. Tô errado, Leo?


Príncipe Carlos Roberto Teixeira Neto. Um fofo

LEITOR E AMIGO - O cidadão Simoncele Botelho Moreira disse o seguinte a respeito da eleição: “O resultado das urnas é inquestionável. Porém uma situação chama a atenção, pois, se considerarmos o percentual de votos do candidato reeleito em relação ao número de eleitores que estiveram presentes e votaram, chegamos à conclusão de que a cada 10 eleitores o candidato reeleito tem aproximadamente o apoio de 3,6 eleitores, tendo 6,4 contra. Se considerarmos todo o continente eleitoral, 69.682, esses números passam para 2,8 eleitores apoiando e, pasmem, 7,2 contra. Me parecem bem significativos esses números...”. Vão ser 4 anos tempestuosos.

EXPRESSÃO - Será que o prefeito reeleito vai mexer de forma significativa no seu secretariado? Nesse primeiro mandato, os dois secretários mais expressivos foram Fernando Meira, na Saúde, e Élvio Marques, na Assistência Social. Os demais passaram despercebidos. Vamos torcer para ele acertar na escolha. Tomara.

SÓ GENTE BOA - Tô impressionado com o tanto de candidatos bacanas e bons de votos que ficaram de fora. Entre eles o Tchola, cara super do bem; Dr. Jason Vidal, meu pessoal amigo; Alexandre do Osmando, filho de peixe; Luís Jornalista, rapaz super participativo e atuante na cidade... Que pena. Itaúna perde com essa turma de fora da Câmara.

E AGORA - E agora, prefeito? Vai enxugar os cargos em comissão? Vai investir em moradia e emprego? Vai terminar a ETE? Vai parar de pagar aluguel e mudar pro Boulevard? Vai reduzir a Taxa de Lixo? Ou vai continuar só fazendo asfalto? Perguntar pode, né?


Amigos que considero, Geovane e Tonho da Lua

TAPA NA CARA - Minha amiga luxo e vereadora eleita Edênia Alcântara deu um tapa na cara da sociedade burguesa, preconceituosa e hipócrita ao se eleger como a mulher negra mais bem votada na cidade. O choro é livre e o mi-mi-mi tá liberado. ķkkkkkkkkkk

PREFEITO REELEITO - Da coluna nossos cumprimentos ao prefeito reeleito Neider Moreira de Faria, que foi novamente levado ao cargo maior em terras barranqueiras. Já disse para o Dr. Neider que ele merece mais. Ser prefeito é pouco pra ele, pois tem articulação, sabe fazer as manobras, sabe entrar e sair em qualquer âmbito, tem formação, educação e conhecimento da vida pública. Agora – passadas as eleições – é o momento de se olhar para os próximos 4 anos. Da coluna, parabéns.

DRA. OTACÍLIA – Achei que a candidata a prefeita Dra. Otacília Barbosa foi super mal votada. Com um plano de governo excelente, um vice superbacana, Hélio é muito gente boa, e um discurso coeso, Dra. Otacília se sentiu sozinha e acometida por um vírus que a tirou de cena por 20 dias. Realmente Itaúna ainda não aprendeu a votar. Dra. Otacília é um luxo e seria ótimo uma mulher à frente do poder público. Digo isso porque a vice eleita será apenas figuração em segundo plano. Tá dito.

NOSSA ÚLTIMA COLUNA - Quero agradecer a todos os leitores pela reciprocidade com nossas notas durante esse período aqui no jornal, mas outros planos nos esperam para 2021. Agradeço à direção do jornal pelo espaço e pela oportunidade. Gratidão a todos. Foi bom estar por aqui no com vocês, porém a vida é um ciclo e tudo tem seu encerramento. Essa é nossa última coluna e a sensação que fica é de dever cumprido. Grande abraço a todos, sentirei saudades. Bom fim de semana a todos e um restinho de 2020 maravilhoso.

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sexta, 20 Novembro 2020 17:53

Compartilhe esta notícia

Mário Debique

Contatos sobre esta coluna no Whatsapp (37) 99904-0166 ou por e-mail mariodebique@hotmail.com.


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217