Tenho dó do imbecil...

Por Publicado em:29/11/2019 | Atualizado em:29/11/-0001 261

Nos últimos dias aconteceram algumas coisas no Brasil que não têm explicação, ou têm, se buscarmos as várias definições para idiotice, imbecilidade... Os temas são vários, mas por estarmos uma semana após as comemorações da “Consciência Negra”, vamos abordar apenas algumas notícias acerca do racismo. É inconcebível que no ano de 2019 pós-Cristo, quando o mundo está digitalizado, o conhecimento humano ultrapasse barreiras antes inimagináveis, que esse sentimento de superioridade de uma raça sobre a outra persista. E, pior, quando algumas pessoas se voltam contra seus iguais só para agradar o patrão, como fez o presidente da Fundação Palmares, com afirmações absurdas contra a raça negra. Um cidadão esfaqueou outro, em plena rua em uma cidade paulista, só porque “o outro” era negro; um procurador, do Estado do Pará, em palestra, afirmou que “o problema da escravidão foi porque índio não gosta de trabalhar”. E poderíamos encher esta página e as demais desta edição só narrando os casos de racismo ocorridos nos últimos meses. Imaginar que ainda existem pessoas que julgam seus semelhantes pela cor da pele é triste, mas, mais que isto, é revoltante. Mas não devemos devolver aos outros os males que eles nos fazem, usando da mesma forma que eles. Devemos, sim, contestar, questionar condenar esses atos e, ao final, fazer uma oração para que isso acabe um dia, se é que o ser humano vai conseguir ser pleno em alguma fase da existência terrestre. Dá nojo, asco, medo, revolta e dó... sim, dó dessas pessoas que julgam os outros como se estivessem olhando para si mesmas...


* Sérgio Cunha é jornalista profissional, pós-graduado em Gestão em Processo de Produção Gráfica, especialista em Marketing Político e Comunicação Pública .

Avalie este item
(0 votos)

Compartilhe esta notícia

Sérgio Cunha

Sérgio Cunha é jornalista profissional, pós-graduado em Gestão em Processo de Produção Gráfica, especialista em Marketing Político e Comunicação Pública e mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental.