Luz sobre iniciativas da cena independente

Por Publicado em:17/01/2020 | Atualizado em:17/01/2020 410

Documentário “Lado Leste” será exibido hoje na Casa da Esquina. Evento é retomado com batalha de MCs, DJ e Flash Day Tattoo

Depois de um tempo de paralisação, serão retomadas neste sábado, 18, a partir das 17h, as atividades da Casa da Esquina, evento organizado no bairro Padre Eustáquio. Entre as atrações, está prevista uma batalha de MCs, apresentação do DJ Chakal (Psy Trance), Flash Day Tatto com Victrão e a exibição/lançamento na cidade do documentário “Lado Leste - A Cidade e a Ruína”. Os diretores do filme, Laura Oliveira (publicitária, ilustradora, designer e fotógrafa), Leonardo Monteiro (publicitário, fotógrafo e produtor audiovisual) e Stéfan Magalhães (publicitário, produtor audiovisual e músico), também estarão presentes para uma roda de conversa.

O documentário “Lado Leste” mostra os bastidores e o movimento em torno da realização do evento Ruína LL, realizado também no Padre Eustáquio, no prédio abandonado da antiga Itafundi. Uma ocupação cultural, independente e resultado dos esforços coletivos de um grupo de jovens, especialmente Álef Willian, que promovem shows, encontros e alternativas de diversão na cidade.

Uma produção de 1 ano e 5 meses, inicialmente feita como Trabalho de Conclusão de Curso pelos diretores, formados pela UEMG Divinópolis, o documentário tem o objetivo de entender e dar visibilidade a um local e movimento que, “apesar de já existentes em Itaúna, ainda não são completamente conhecidos ou entendidos por todos”. A produção começou com o pré-projeto na faculdade em 2018, e as gravações em 2019, encerradas no último mês de outubro. O produto final foi apresentado no dia 19 de novembro do ano passado, recebendo nota máxima pela banca do TCC.

Feito com recursos próprios, “Lado Leste” contou com o apoio de amigos, familiares e profissionais da UEMG Divinópolis para sua realização, além do orientador Richardson Pontone, professor e coordenador do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, conhecido por seu extenso trabalho como documentarista e na área acadêmica, sendo o seu mais recente trabalho o documentário “Lama - O crime vale no Brasil”.
“Acreditamos que o documentário tem o poder de iniciar discussões e propor um novo olhar sob algum local ou questão - e principalmente de maneira acessível e didática, que sempre foi um ponto muito importante norteando nossos objetivos. Ao evidenciar os vários atores, motivações e nuances por dentro das atividades do movimento Black Stone 037 na Ruína, esperamos ser capazes de proporcionar um novo e mais profundo olhar sobre o local e o que ele significa para Itaúna”, explicam os diretores.

A Casa da Esquina fica na esquina das ruas Safira e Grafite, nº 542. A entrada será R$ 5.

Última modificação em Sexta, 17 Janeiro 2020 11:20

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217