CARNAVALIZA ITAÚNA - A quatro dias da folia

Por Publicado em:14/02/2020 | Atualizado em:14/02/2020 959
Assim como no ano passado, um grande público deve comparecer  na Lagoinha na próxima quinta-feira para o Pau de Gaiola Assim como no ano passado, um grande público deve comparecer na Lagoinha na próxima quinta-feira para o Pau de Gaiola

Festa oficial na cidade começa na próxima quarta-feira, com o Carnaval da Melhor Idade. Milhares de pessoas são esperadas no Pau de Gaiola

A espera está chegando ao fim. Dentro de quatro dias, todos poderão curtir oficialmente a festa mais aguardada do País, o carnaval, que em Itaúna começará oficialmente na próxima quarta-feira, dia 19. Oficialmente, porque em toda a cidade esquentas para folia estão sendo realizados desde janeiro.

Neste sábado, 15, por exemplo, é dia de pré-carnaval no Tropical Tênis Clube, a partir das 16h, com participação dos blocos Deu no que Deu, Allfaces e Zuluzinhos, além da banda Virô Samba e a cantora Deise Carvalho. E amanhã, domingo, dia 16, também haverá pré-carnaval no Iate Clube de Itaúna, começando às 13h, com o Allfaces e Zuluzinhos. Os dois eventos são abertos ao público com venda de convites.

E no circuito organizado pela Prefeitura de Itaúna, a Praça da Estação recebe na quarta, 19, o Carnaval da Melhor Idade, das 19h às 23h, ideal para as pessoas que gostam de marchinhas e da magia dos antigos carnavais.

Já na quinta-feira, 20, será realizada a festa que reúne mais foliões fora da Avenida Jove Soares, o Pau de Gaiola na Praça da Lagoinha, marcado para começar às 19h e encerrar à meia-noite, com uma estrutura de barracas, banheiros e segurança preparada para garantir um evento tranquilo.
E a folia na Prainha terá início na sexta-feira, 21, com o Bloco da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso abrindo o desfile às 19h30. No mesmo dia, às 20h, o novato bloco Chega Mais será o segundo a desfilar na avenida; seguido pelo Galo Doido, às 21h. E logo depois, todos se reúnem na área externa do Espaço Cultural para o show gratuito da banda Charanga POP.

PM garante segurança

Para divulgar como será feito o esquema de segurança no carnaval e tranquilizar a população para que todos possam participar da festa, a Gerência Superior de Cultura, representada pelo gerente Ilimane Lopes, a 51ª Companhia de Polícia Militar de Itaúna, com o major Alexsandro César de Souza, e Corpo de Bombeiros de Itaúna, com o tenente Carlos Ramos, realizaram no último dia 12, no Espaço Cultural, uma coletiva de imprensa.

Segundo o major Alexsandro, haverá reforço do efetivo durante a festa. “Inicialmente o policiamento será distribuído ao longo da via e nos principais corredores de acesso para levar segurança as famílias que vem participar desse evento”. Já o tenente Ramos explicou como os Bombeiros vão atuar: “Teremos vistorias todos os dias nos trios elétricos, por questão de segurança, bem como nas barracas e food trucks, para evitar qualquer tipo de situação que possa colocar em perigo tanto quem está trabalhando como os foliões. Quanto a materiais que não podem ser utilizados, temos a recomendação de não utilizar objetos pirotécnicos, além, é claro, de dicas para quem vai curtir a festa, se hidratar bem, alimentar e não aceitar bebidas de desconhecidos”, reforçou o comandante.

A PM ainda ofereceu dicas para aqueles que vão participar da folia, com orientações para a participação no carnaval e com a segurança nas residências: “primeiro em relação à segurança da casa, pedir para que vizinhos fiquem de olho e não deixar objetos que possam ser utilizados para arrombamentos. Segundo, em relação aos veículos, não deixar objetos no interior do veículo que possa gerar interesse pelos infratores e estacionar em locais iluminados. E para os dias de festa, não andar com altas somas de dinheiro, evitar confusão e ao ver alguma atitude suspeita, acionar os policiais que estarão em seus postos na avenida”, afirmou o major Alexsandro.

Itens proibidos

Como explicado, em 2020, a Prefeitura vai adotar o modelo implementado em 2017, com a instalação de portões para controle de acesso ao circuito oficial, na avenida Jove Soares e ainda na região da Praça da Lagoinha. A folia continua gratuita, no entanto, a entrada será mediante minuciosa revista, para impedir armas e objetos perfurocortantes. Ações que, conforme a Administração Municipal, contribuíram para a redução significativa da violência no carnaval nos últimos anos.

Assim, é preciso ficar atento ainda ao que pode ou não ser levado para a festa tanto na Lagoinha quanto na Prainha. De acordo com o gerente de atividades culturais da prefeitura, Moacir Herculano, haverá revista pessoal e em bolsas e coolers em todos os dias de festa.

“A revista vai acontecer em todos os acessos. Todo folião passará pelo detector de metais e, se preciso, a revista corporal. Não poderá entrar com nada ilícito, armas brancas e qualquer objeto que ofereça risco aos foliões. As garrafas de vidro também são proibidas, o folião pode entrar com bebida, mas desde que seja em recipiente de plástico”, disse o gerente.

Última modificação em Sexta, 14 Fevereiro 2020 10:36

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217