Leveza em tempos de aflição: Grupo Musical Cantare apresenta “Bella Ciao”, um hino à resistência

Por Publicado em:01/07/2020 | Atualizado em:01/07/2020 690

 

“E essa será a flor da Resistência, daquele que morreu pela liberdade!”, diz o último verso da canção “Bella Ciao!” (Adeus Bela!), que o Grupo Musical Cantare apresenta para nos embalar em tempos de aflição pela pandemia do novo coronavírus, e em um momento em que o mundo rebate, mais uma vez, o fascismo que insiste em se reinstalar no mundo.

A canção interpretada magistralmente pelo Cantare tem origem folclórica no norte da Itália, quando os trabalhadores dos arrozais a entoavam para tornar “mais leve” sua dura rotina. Com sua composição datada provavelmente no século XIX, após a Segunda Guerra Mundial, a canção era vista como símbolo da resistência antifascista, chegando a ser reconhecida mundialmente como símbolo da liberdade.

Quando das comemorações do 75º aniversário da libertação do jugo nazista, italianos ocuparam as janelas de suas casas e entoaram “Bella Ciao”, o que fez a canção ressurgir com toda a sua força. Mais recentemente é conhecida como tema da série de sucesso internacional “La Casa de Papel” e nesta pandemia do novo coronavírus o Grupo Cantare a apresenta como proposta de resistência a esses momentos de aflição por que passamos todos nós.

Com arranjo de J. Israel Coca Aranibar, o Grupo Musical Cantare apresenta essa canção-símbolo de liberdade nas vozes masculinas de Clayton Guimarães, Iguatemy Filho, Kevin Natan, Leonardo Falcão e Luciano Ribeiro; e femininas de Adriana Assis, Juliana Lima, Maria E. Carvalho, Maria T. Nolasco, Marilene Clara e Marisa Júlia.

 

O Grupo Musical Cantare

Formado em 2018 o Grupo Musical Cantare, composto por 12 membros, já tem alguns trabalhos editados em vídeo e continua ativo durante a pandemia. Tem a maestrina Juliana Lima como preparadora vocal e conta também com o trabalho de Jerry Adriane na direção cênica. O trabalho tem edição da José Lucas, da J. Produções, e produção de Flávio Andrade, do estúdio Flávio Bugão.

Conheça mais trabalhos e siga o Grupo Musical Cantare pelo Facebook, no seguinte link www.facebook.com/cantare.grupo/.

 

Conheça mais trabalhos e siga o Grupo Musical Cantare, pelo Facebook, no seguinte link www.facebook.com/cantare.grupo/ You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCGzKmKQC8VVUcJMGs70FhCQ 

Última modificação em Quarta, 01 Julho 2020 15:14

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217