Setembro Amarelo - Itaúna foca na valorização da vida na adolescência

Por Publicado em:05/09/2019 | Atualizado em:05/09/2019 281

Com o tema “A valorização da vida na adolescência: vale a pena adolescer e viver”, a Prefeitura de Itaúna divulgou a programação para o Setembro Amarelo em Itaúna, que vai contar com várias ações. Começou com a abertura do mês, na segunda-feira, 2 de setembro, quando a diretora de Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, realizou palestra no Tiro de Guerra e no Hospital Manoel Gonçalves para toda a equipe. No próximo dia 10, quando acontece o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, também serão realizadas várias atividades na cidade.

A programação continua com palestras e seminário, com a seguinte programação: dia 23 de setembro, em parceria com o gabinete do deputado estadual Gustavo Mitre, com palestras, apresentação artística e distribuição de cartilhas para pais e educadores com temas diretamente relacionados ao comportamento suicida em adolescentes. A programação tem início previsto para as 19 horas, no Teatro Sílvio de Matos, quando acontecerão duas palestras. “Bullying na adolescência: o que precisamos saber?”, com a palestrante Débora Silveira Duarte, psicóloga pela UEMG – Divinópolis. A palestra seguinte terá o tema “O Uso de Tecnologias e Redes Sociais: como educar para proteger”. Palestrante: Daniela Brum, psicóloga pela UEMG – Divinópolis.

No dia seguinte, 24 de setembro, também a partir das 19 horas, novamente no Teatro Sílvio de Mattos, a palestrante Dra. Nádia Verônica Halboth, médica, doutora em Ciências da Saúde, professora da Universidade Federal de Diamantina, pesquisadora de suicidologia, vai falar com o tema “Como agir diante de comportamentos suicidas e de automutilação”. No dia 25 de setembro, mesmo horário e local dos dias anteriores, o tema do palestrante Santhiago Bonfim Souza, doutorando em Psicologia pela UFMG, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano, também UFMG, e especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), será “Habilidades socioemocionais na prevenção do suicídio”.

Aproveitando a oportunidade da divulgação da programação do Setembro Amarelo, a Gerência de Saúde Mental da Prefeitura informa que mantém assistência e serviços especializados em saúde mental, no setor de Saúde Mental da Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado, telefone 3241.4999; no Centro de Convivência de Saúde Mental, na Avenida Jove Soares, 1.056, Centro, telefone 3243.7967; no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD, da Avenida Jove Soares, 213, Bairro das Graças, telefone 3242.4342; e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS II, na Rua Margarida, 369, São Geraldo, 3243.6328.

Última modificação em Quinta, 05 Setembro 2019 17:06

Compartilhe esta notícia