AVISOS - Instituições, empresas e órgãos públicos informam medidas

Por Publicado em:20/03/2020 | Atualizado em:24/03/2020 181

Suspensão de atendimento presencial, formas de enfrentamento do problema e ações de combate ao coronavírus estão sendo divulgadas a todo momento

A redação da FOLHA tem recebido, a todo instante, comunicados públicos de decisões dos gestores de instituições, empresas, órgãos públicos e outros, sobre as medidas e ações de combate ao coronavírus. Para melhor informação dos leitores, fizemos num apanhado dos últimos comunicados, que publicamos a seguir:

Caixa Econômica

Além de comunicado em nível nacional da direção da Caixa, a reportagem entrou em contato com a gerência da agência local e obteve as seguintes informações: o acesso de pessoas ao interior da agência está sendo controlado; os funcionários estão trabalhando sob um sistema de manutenção de distância mínima necessária para evitar o contágio; os assentos disponíveis aos clientes estão sendo colocados a uma distância mínima de um metro, um do outro; os utensílios de uso comum estão sendo limpos, inclusive com álcool em gel.

Ainda conforme as informações, todas as medidas estão sendo tomadas para evitar o contato entre as pessoas de maneira a que possa disseminar o vírus. O fechamento da agência não está descartado, o que pode ocorrer caso a população usuária não atenda às determinações colocadas para o bom funcionamento e os riscos mínimos de contágio. A gestão nacional estuda a possibilidade de funcionamento ampliado, assim como de fechamento de agências.

Às pessoas que se utilizam dos serviços dos caixas eletrônicos é pedido que lavem as mãos, antes do uso e depois deste, o mais breve possível. O uso de álcool em gel pode ser uma alternativa, caso não se tenha acesso às condições necessárias para lavar as mãos em um prazo mínimo.

As demais agências bancárias, de outros estabelecimentos, também seguem praticamente as mesmas determinações. Assim, é aconselhável que a utilização do home banking (banco pela internet). Faça apenas as operações necessárias para a manutenção do dia-a-dia.

Cartório Eleitoral

Todos os atendimentos presenciais estão suspensos, inclusive aqueles que haviam sido agendados. Uma série de atendimentos pode ser feito pelo site do TRE – Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-mg.jus.br/). O Cartório Eleitoral de Itaúna atenderá a pedidos de informações via telefone, (37)3241 1080, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fórum (Poder Judiciário)

O Fórum “Mário Matos”, de Itaúna, vai funcionar em regime de plantão, até o dia 27, quando será reavaliada a determinação. Funcionarão, assim, apenas os serviços administrativos e judiciais indispensáveis. A determinação vale para todos os órgãos do Poder Judiciário, na cidade.

Câmara Municipal

Não haverá atendimento ao público no prédio da Câmara. O local manterá apenas o funcionamento interno, com revezamento de funcionários de maneira a manter o mínimo de pessoas nos ambientes. O contato com os gabinetes dos vereadores poderá ser feito via telefone. O telefone geral da Câmara é 37-3249-2050. No site da Câmara (www.cmitauna.mg.gov.br/) podem ser consultados os números do s telefones de cada gabinete dos vereadores e dos demais setores do Legislativo.

Presídio de Itaúna

A reportagem apurou com o diretor da instituição, Weslei Santos, que estão sendo seguidas as determinações superiores e que a visita, realizada a cada 15 dias, está sendo feita com a liberação de um visitante por preso (antes eram 2), proibidas as presenças de idoso acima de 60 anos e crianças e pessoas acometidas de algum sintoma. Informou também que não existe qualquer caso de doença entre os presos.

Prefeitura de Itaúna

Conforme já informado, vários serviços ofertados pela Prefeitura de Itaúna sofrerão modificações e até suspensão, nos próximos dias. Confira a seguir o que foi determinado em decreto publicado nesta semana:

EDUCAÇÃO

As aulas da rede municipal de ensino serão suspensas do dia 18 de março (quarta-feira) ao dia 31 de março de 2020. Após essa data, as medidas serão reavaliadas, prezando-se sempre pelo bem-estar de todos os alunos e colaboradores do município. A paralisação também se estende à Biblioteca Pública Municipal a ao Programa Escola Aberta Para Todos.

CULTURA

Eventos, oficinas e atividades culturais também estarão suspensos por 30 dias.

ESPORTE

Seguindo a mesma estratégia da Educação municipal, ficarão suspensos entre os dias 18 e 31 de março: início do Campeonato de Futebol Feminino, aulas dos núcleos de basquete, ballet, handebol, futebol, futsal, hidroginástica e voleibol, além do funcionamento das praças de esporte municipais e demais espaços esportivos administrados pela Prefeitura. Além do cancelamento do OPEN de peteca na areia no bairro Padre Eustáquio.

IDOSOS

Por estarem em faixa de maior risco para contágio por Coronavírus, as atividades do Centro de Convivência do Idoso estão suspensas por tempo indeterminado.

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS

As atividades dos CRAS, CREAS, Centro da Juventude e sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, apenas atendimentos individuais e agendados previamente, por tempo indeterminado. Suspensão de reuniões por 30 dias.

IMP – Instituto Municipal de Previdência

Suspensão por 60 dias do procedimento de prova de vida obrigatória para aposentados e pensionistas.

SAAE

Cancelamento das atividades da Semana da Água, que aconteceria entre 23 e 27 de março. E fechamento do posto de atendimento no Centro.

Última modificação em Terça, 24 Março 2020 11:40

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217