SEGURANÇA DESFALCADA

Por Publicado em:22/05/2020 | Atualizado em:22/05/2020 113

Riscos de perder vantagens tira policiais das delegacias

Correndo riscos de ter suas situações alteradas em termos de aposentadoria, inclusive com perda de direitos, vários policiais civis do Estado de Minas Gerais estão solicitando aposentadoria, já que contam tempo para tanto. Em Itaúna a situação levou à aposentadoria de 8 servidores da Delegacia de Polícia Civil local, que já tem quadro reduzido. Dentre os aposentados estão os delegados Jorge Melo e Dirceu Ribeiro, e mais 6 servidores, sendo três escrivães e três investigadores. Em novembro do ano passado foram anunciados 5 novos investigadores e agora saem três.

Com a saída dos dois delegados, a delegacia de Itaúna fica sob responsabilidade do recém-chegado delegado João Marcos, que assume também a direção da Polícia Civil em Itatiaiuçu. Dessa forma serão precisos pelo menos mais um delegado, três investigadores e três escrivães para que a Delegacia de Itaúna volte a contar com o efetivo de antes do início da pandemia do coronavírus, para que volte a funcionar com a mesma capacidade quando os trabalhos forem retomados completamente, após o período de isolamento social. E é o que está tentando o delegado titular, até então, Jorge Melo, junto ao deputado Gustavo Mitre, conforme informou à imprensa local.

Quebra de promessa de Bolsonaro acelerou processo

O delegado Flávio Destro, Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, sediado em Divinópolis, explicou à imprensa que o fato está se repetindo em outras cidades da região, com vários policiais solicitando seu desligamento por aposentadoria. Adiantou que medidas estão sendo tomadas para repor as perdas, porém sabe-se que não é simples assim, pois é preciso a realização de concurso público para a contratação de novos policiais. Essa medida demanda tempo, o que aponta para atuação desfalcada da Polícia Civil onde houver aposentadoria de seus policiais.

A reportagem apurou junto à categoria que a movimentação em busca da aposentadoria deve-se ao risco de supressão de direitos dos servidores da segurança a partir de medidas que estão sendo pedidas ao presidente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O caso mais recente trata do PLP 39/2020, em que Bolsonaro estaria propenso a vetar conquistas da categoria. Um ofício endossado pelo Sindpol-MG – Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Minas Gerais, e assinado ainda pelas representações dos policiais militares, bombeiros militares policiais penais e agentes do sistema socioeducativo, assim como lideranças da categoria, foi encaminhado ao presidente da República, cobrando posição do mesmo.

No ofício a categoria afirma que “após um longo processo de construção que envolveu o Governo, a Câmara e o Senado, houve o reconhecimento de que aos Militares, Segurança Pública e Saúde não seria imposta o congelamento do tempo de serviço e dos hipotéticos reajustes inflacionários. Ocorre que, mesmo após o anúncio pelo governo de sua concordância com o texto, eis que fomos pegos de surpresa, ao tomarmos conhecimento através da imprensa que, em atendimento ao Ministro Paulo Guedes irá vetar, no PLP enviado para sanção de V.Exª aquilo que já fora objeto de debates no Congresso Nacional, aprovado naquelas duas casas, e ferirá de Morte os profissionais de segurança pública”.

E continua o documento afirmando que “é importante frisar a Vossa Excelência, em que pese sabermos ser de vosso conhecimento, mas foi a Segurança Pública, enquanto classe de trabalhadores, que primeiro acreditou e apostou na sua eleição, literalmente lhe carregando nos ombros, nos aeroportos e nos mais diversos locais onde V.EXª esteve presente. No entanto, esta classe é a que está sendo penalizada, apesar de sua atuação permanente, em todos os dias da semana, 24hs horas por dia, apesar da Covid-19, que inclusive levou a óbitos muitos profissionais da segurança pública em todo Brasil. A violência não ficou de quarentena, não haverá para ela Lockdown”. E conclui o documento, apelando para que o presidente não aja no sentido de suprimir conquistas da categoria.

Última modificação em Sexta, 22 Mai 2020 14:18

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217