MINAS CONSCIENTE: programa do Governo “não pega” e maioria dos municípios não adere

Por Publicado em:23/06/2020 | Atualizado em:23/06/2020 159

Só 17% das cidades, de um total de 853, aderiram. Na região Centro-Oeste, só um município está no programa

O programa do Governo do Estado, que estabelece normas para o funcionamento do comércio, indústria e serviços nos municípios mineiros “não pegou”, como costumam dizer e apenas 17% das cidades mineiras aderiram. Assim, dos 853 municípios, apenas 145 fazem parte do grupo que segue o Minas Consciente.

Dos 15 mais populosos, apenas Juiz de Fora e sete Lagoas aderiram. Os outros 13 preferiram seguir determinações locais.
Itaúna segue a maioria e também não aderiu ao programa. Aliás, no Centro-Oeste, apenas Santo Antônio do Monte consta na relação de cidades já aderidas ao ‘Minas Consciente’.

Segundo análises de alguns representantes da região, o fato se deve principalmente por se tratar de uma proposta que não leva em consideração as realidades regionais e nem permite adequações localizadas. Seria um documento que aborda a visão de um grupo de como deveria ser o enfrentamento à pandemia, não permitindo espaço para que ocorram alterações conforme as necessidades locais.

Se “Minas são muitas”, como já dizia o poeta, um programa a ser seguido por “todas elas” deveria levar isso em consideração. “O programa embasado em ‘ondas’, tem tudo para não dar certo em um estado que não é banhado pelo mar...”, comentou um político da região em tom de ironia.

Última modificação em Terça, 23 Junho 2020 13:08

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217