BARES NÃO REABREM NESTE FINAL DE SEMANA

Por Publicado em:31/07/2020 | Atualizado em:31/07/2020 189

Itaúna ainda não aderiu ao novo Minas Consciente. Municípios devem começar a atender às novas regras a partir do dia 6, quinta-feira próxima. 

Muita confusão está sendo feita em relação às novas regras do Minas Consciente, programa do Governo do Estado que regula o funcionamento de atividades comerciais, industriais e de serviços, no período da pandemia.

Em Itaúna informações têm circulado até mesmo de que já a partir deste sábado, 1º, bares, restaurantes e lanchonetes poderão reabrir. Na verdade, o Município ainda não aderiu ao programa, até este momento. Em contato com a Administração Municipal, a informação é de que está sendo aguardada a publicação das regras para que possa ser feito o processo de adesão.

Mesmo com a publicação das novas regras, que deve acontecer neste sábado, dia 1º, as mesmas só terão validade a partir do dia 6, quinta-feira da próxima semana, como esclarece o próprio site do programa (www.mg.gov.br/minasconsciente/noticias): “Novo Minas Consciente - A partir do dia 6 de agosto, as cidades mineiras deverão seguir as regras do novo Minas Consciente. O plano passou por uma reformulação, após consulta pública que contou com 630 contribuições, para atender melhor às necessidades dos municípios mineiros”.

Itaúna, a princípio, está incluída na “onda branca”, conforme imagem extraída do site do Minas Consciente. Nesta situação, esclarece o site do programa: “as macrorregiões Triângulo do Norte e Oeste passam a seguir os protocolos da onda branca, que prevê a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas”.

A alegação de que “algumas cidades vão poder incluir algumas atividades como essenciais”, no caso de bares e restaurantes, têm a seguinte explicação no corpo do programa: “município com menos de 30 mil habitantes e que tenham registrado menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias poderão reabrir algumas atividades (...)”.

É importante observar que Itaúna tem mais que 30 mil habitantes e nos últimos 14 dias registrou 64 casos, ou mais de 60 por 100 mil habitantes.

 

NA PREFEITURA A INFORMAÇÃO É QUE PERMANECE COMO ESTÁ, POR ENQUANTO

 

Realmente aconteceu reunião dos representantes do setor com a administração, porém, mais uma vez, nesta sexta-feira, a reportagem da FOLHA obteve a informação de que a ordem é “aguardar até a publicação” para que novas medidas sejam tomadas.

Ainda consta a informação de que existe uma decisão judicial em cumprimento, que veda a abertura dos bares, restaurantes e lanchonetes e é preciso nova decisão da justiça, revogando esta, para que possa ocorrer a reabertura.

Portanto, neste final de semana é praticamente impossível a reabertura dos bares, restaurantes e lanchonetes de Itaúna com vem sendo divulgado, segundo informações da Prefeitura, que é de onde partirá a autorização para a reabertura.

Nos próximos dias, talvez. Mesmo assim, vencidas estas etapas, inclusive a decisão de obrigatoriedade do cumprimento das regras do Minas Consciente, a partir do dia 6.

Última modificação em Sexta, 31 Julho 2020 14:25

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217