Sarampo - Você ainda pode se proteger

Por Publicado em:05/09/2020 | Atualizado em:04/09/2020 105

Se você ainda não foi vacinado contra o Sarampo ou tem alguém na sua família que deve ser imunizado, vá à unidade de saúde mais próxima de sua casa e previna-se contra a doença, que é infecciosa e grave. A campanha vai até o dia 31 de outubro, conforme divulgou o Ministério da Saúde e está sendo reforçado pelo Estado e pelos municípios.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. E a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ano, conforme recomendação do Ministério da Saúde, todas as pessoas com idade entre 20 e 49 anos, em todo o Brasil, devem ser vacinadas contra o sarampo, independente da situação vacinal anterior. Assim, se você ainda não se vacinou, a 4ª etapa da campanha de vacinação vai até o dia 31 de outubro. A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até 1 (um) mês após a vacinação.

Última modificação em Sexta, 04 Setembro 2020 14:42

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217