COMBATE À COVID - Verba federal para ações de rastreamento

Por Publicado em:11/09/2020 | Atualizado em:11/09/2020 40

Depois de mais de 130 mil mortes e 4 milhões de casos, MS vai patrocinar medidas de rastreamento de quem tem contato com contaminados. Itaúna recebe R$ 144 mil

No sétimo mês após o início da pandemia do novo coronavírus, com 130 mil mortes registradas oficialmente e mais de 4 milhões de casos constatados, o Ministério da Saúde (MS) está elaborando um programa de rastreamento de contatos com os contaminados pela Covid-19. A ação deve ser realizada em outubro, novembro e dezembro deste ano e, para que seja feita o MS publicou portaria liberando recursos para os municípios custearem o trabalho. O Brasil já tem experiência na área, com registro de êxito, por exemplo, no rastreamento de contatos com contaminados pela tuberculose.

O sistema também vem sendo destacado no mundo com casos de êxito no combate à doença em países como a Nova Zelândia e o Vietnã, que conseguiram “controlar” a pandemia em seus territórios com intenso trabalho de rastreamento de contatos. O trabalho deve ser realizado a partir da constatação do contágio. Após, as pessoas que tiveram contato em determinado período, anterior e posterior à descoberta da doença, passam a ser monitoradas. Com isso, se consegue interromper uma “linha de contágio” e, assim, sucessivamente.

Itaúna vai receber do MS R$ 144 mil para custear os trabalhos por três meses e deverá acionar 24 profissionais. Conforme a mesma portaria, poderão ser empregados para o rastreamento apenas os seguintes profissionais: Médicos Clínicos (família), Enfermeiros (família), Técnicos e Auxiliar de Enfermagem (família), Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente de Combate às Endemias (ACE), Médico Veterinário, Agente de Saúde Pública, Cirurgião-Dentista (família), Auxiliar ou Técnico em Saúde Bucal (família), Assistente Social, Profissionais de Educação Física na Saúde, Fonoaudiólogos (família), Terapeuta Ocupacional, Sanitarista, Educador Social, Psicólogos e psicanalistas (família), Fisioterapeutas (família), Nutricionistas (família), Farmacêuticos (família), Microscopista, Biólogo (família), e Biomédicos (família).

Última modificação em Sexta, 11 Setembro 2020 18:25

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217