Regularização ambiental - Parceria promove ação para empresas de todo o estado

Por Publicado em:12/09/2020 | Atualizado em:17/09/2020 82

Mais uma vez a SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza o FAPI - Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria, desta feita em meio on-line, para buscar a facilitação do processo de regularização ambiental para as indústrias do estado. O programa é realizado em parceria com a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, sindicatos e Polícia Militar de Minas Gerais.

O Analista Ambiental da Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, explicou que o programa será realizado de forma setorial. “Este ano, nosso foco principal serão as indústrias que exercem as atividades minerárias, como as metalúrgicas, indústria alimentícia e gerenciamento de resíduos”, explicou. Os workshops (reuniões de trabalho) estão sendo realizados por região, tendo começado no dia 2, com a Região Metropolitana de Belo Horizonte. No dia 3 foi a vez de atender o Pontal do Triângulo, Vale do Paranaíba e Vale do Rio Grande. O Sul se reuniu no dia 8 e o Centro-Oeste teve o encontro ocorrido no dia 9, assim como as indústrias do Rio Doce e Vale do Aço (Leste). O encontro das indústrias do Vale do Jequitinhonha aconteceu no dia 10.

Ainda estão previstos encontros para atender as indústrias da Zoa da Mata, no dia 15 de setembro; do Alto Paranaíba, no dia 16; e finalmente para as indústrias da Região Norte o encontro será realizado no dia 17. Além da realização do workshop, a FIEMG disponibiliza ainda incentivos para a regularização ambiental e acompanhamento técnico e jurídico com a Gerência de Meio Ambiente da Federação.

Após 90 dias da primeira etapa (workshop), acontecerá a fiscalização, prevista para a região Centro-Oeste para o dia 8 de dezembro. Túlio de Sá explica ainda que durante os 90 dias pós workshop, o empreendedor poderá procurar a FIEMG para adesão ao programa. “Será disponibilizado um diagnóstico juntamente com um plano de ação para orientar a empresa na regularização. Estaremos à disposição dos empresários”, arrematou. Os empreendedores serão orientados a obter todas as informações e documentos necessários para receber a fiscalização executada pela SEMAD e PMMG.

Última modificação em Quinta, 17 Setembro 2020 15:01

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217