Horário Eleitoral - Neider suspende programa de Emanuel Ribeiro

Por Publicado em:17/10/2020 | Atualizado em:16/10/2020 78

Juiz eleitoral reconheceu irregularidades em vídeo

Com poucos problemas na transmissão dos programas, a primeira decisão da Justiça Eleitoral sobre a propaganda eleitoral gratuita suspendeu programas do candidato a prefeito Emanuel Barbosa, do Republicanos, por não constar tradução pela linguagem dos surdos mudos (libras) ou legendas que tornem possível o acompanhamento das propagandas por parte desse público e também pela utilização de imagem do presidente da República, criando o entendimento de que o mesmo estaria apoiando o candidato. A decisão do juiz eleitoral, Alex Matoso, determina a “notificação das EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO, por e-mail, para suspender a divulgação da propaganda objeto destes autos e incluir as campanhas e a tarja mencionadas acima, no prazo de 24h, a contar da notificação, nos termos acima descritos”.
Também determina, em relação ao uso das imagens do presidente da República, que “no caso em tela, ao meu sentir, a propaganda do candidato Emanuel Barbosa Silva está criando “artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”, o que é vedado pelos art. 10 da resolução em foco e pelo art. 242 do Código Eleitoral. O eleitorado pode ser levado a interpretar que o Presidente da República o está apoiando”.
Sobre uso de imagens do presidente, também aconteceu nas redes sociais, em que alguns cabos eleitorais do candidato Marcinho Hakuna divulgaram vídeo da eleição de 2016, quando Hakuna concorreu a deputado. Sobre esses vídeos, que podem caracterizar fake News, não ocorreu qualquer fato ligado à Justiça Eleitoral até o momento, nem confirmação se houve denúncia. Em um dos casos de divulgação, pelo que se sabe, o cabo eleitoral retirou as imagens de circulação.

Última modificação em Sexta, 16 Outubro 2020 18:58

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217