COVID-19 - Aumento de casos coloca itaunenses em alerta

Por Publicado em:21/11/2020 | Atualizado em:20/11/2020 111

Minas Consciente mantém classificação da macrorregião na Onda Verde e microrregião volta para a Onda Vermelha

Os técnicos do Minas Consciente (MC), programa do Governo do Estado que regulamenta o funcionamento da indústria, comércio e serviços em Minas, mantiveram a macrorregião Oeste, à qual Itaúna pertence, na classificação da Onda Verde, quando todos os estabelecimentos estão autorizados a abrir, tomando as medidas sanitárias recomendadas. Porém a microrregião Itaúna, que tem sede na cidade e da qual participam ainda os municípios de Itataiaiuçu, Itaguara e Piracema, foi reclassificada e voltou para a Onda Vermelha, provavelmente devido ao aumento de casos registrados nos últimos dias.
A Prefeitura não fez divulgação sobre alguma mudança na cidade, até o início da manhã da sexta -feira, 20, e Itaúna deve permanecer na Onda Amarela a partir de hoje, 21 de novembro, mesmo que a microrregião tenha apresentado piora nos índices por mais uma semana. Assim, não deverá haver modificação sobre quais estabelecimentos poderão funcionar, mantendo-se o que ficou definido nas últimas semanas.

Casos de Covid “explodem” após eleições

O período pré-eleições pode ter influenciado no aumento dos casos de Covid. Em Itaúna, nesta primeira semana após om pleito municipal o número de pessoas contaminadas com a doença aumentou consideravelmente. Entre a segunda-feira, 16, e a quinta-feira, 19, já haviam sido notificados 191 testes positivos de Covid, o que dá média de quase 50 pessoas a cada boletim. Se acrescentados o sábado e domingo, que estão acumulados no boletim divulgado na segunda-feira, o índice continua alto, com mais de 30 casos.
O Hospital voltou a ter lotação de 100% dos leitos de UTI habilitados pelo SUS, o que significa que, se ocorrer a necessidade de internação em leitos de UTI em Itaúna, só restam os leitos reservados a convênios ou particulares. Internação pelo SUS, permanecendo a lotação, só em outro município. Também foi comunicada a investigação de um óbito com suspeita de contágio. Nesta semana ocorreram dois enterros com prazo de 10 minutos, como acontece quando a morte ocorreu sob suspeita de contágio com a Covid. Mas, mesmo determinando o procedimento para os dois casos, apenas um está sob investigação. Ambos são de mulheres, uma de 76 anos, que residia no Bairro de Lourdes, e a outra de 65 anos, que residia no bairro Várzea da Olaria.

Última modificação em Sexta, 20 Novembro 2020 17:09

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217