Absurdo - Racismo no Dia da Consciência Negra

Por Publicado em:26/11/2020 | Atualizado em:26/11/2020 129
Absurdo - Racismo no Dia da Consciência Negra Reprodução do Instagram

No dia 20, sexta-feira, o racismo esteve em destaque no País. Não apenas por ser o dia dedicado à Consciência Negra, em que a sociedade propõe a discussão do preconceito como crime e contesta ações racistas País afora. Mas primeiro pelo bárbaro crime ocorrido em Porto Alegre, quando um homem negro foi morto a pancadas por seguranças de uma loja do supermercado Carrefour. Aqui, na região Centro-Oeste de Minas, outro episódio, não tão violento, mas também lamentável, marcou a data.

Ao fazer a fotografia de sua filha para obter a Carteira de Identidade da criança, a mãe, Sueli Helena de Paula, de 29 anos, de Divinópolis, que procurava os serviços do UAI, naquela cidade, teve de passar pelo constrangimento e levar sua filha ao banheiro para “abaixar o cabelo”, devido à criança ter os cabelos crespos. Ato contínuo, foi a vez de Sara Policarpo (foto), 25, enfrentar o mesmo preconceito. O fotógrafo tentou ainda apagar o cabelo da mulher, usando Photoshop, para que ele não “aparecesse” na fotografia. Felizmente, a itaunense Sara Policarpo, inconformada com a postura do fotógrafo, não aceitou calada a situação. Sara foi a Divinópolis com sua filha também para conseguir o documento para a criança e a segunda via da sua própria identificação, já que em Itaúna não estava conseguindo.

A imprensa nacional deu destaque ao caso. Sara e Sueli, duas mulheres negras, vão cobrar seus direitos de poderem mostrar seus rostos com o cabelo que têm, sem constrangimentos. O fotógrafo, assim como o Instituto de identificação de Minas, responsável pela emissão do documento, deverão ser chamados a explicar o porquê de os cabelos crespos terem de ser “escondidos”. As mulheres, Sara e Sueli, registraram queixa policial e cobram seus direitos. Assim como deve ser, sempre. Sara conseguiu, depois de todo o problema, a segunda via de seu documento em Itaúna, sem precisar “esconder o cabelo”.

Última modificação em Quinta, 26 Novembro 2020 18:05

Compartilhe esta notícia


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0