Corpus Christi - Mais um ano com tapetes apenas dentro da igreja

Por Publicado em:27/05/2021 | Atualizado em:27/05/2021 62
Corpus Christi - Mais um ano com tapetes apenas dentro da igreja Foto: Divulgação/Usina de Sonhos

A Igreja Católica tem mantido os cuidados necessários em relação à pandemia e, mais uma vez, não acontecerá as comemorações de Corpus Christi como em anos anteriores, com confecção de tapetes no entorno da Praça da Matriz e procissão reunindo milhares de fiéis. Novamente o tapete será confeccionado apenas no interior e no adro da igreja e a participação nas cerimônias da semana estão restritas a 100 pessoas por evento. A Festa de Corpus Christi acontece a partir de segunda-feira, 31.
Conforme os organizadores da festa, “é um tapete simbólico, para manter viva esta tradição na cidade”, conforme afirmou a artista plástica Bel de Abreu. O trabalho de confecção do tapete, bem como as cerimônias que serão realizadas, seguirão todas as normas de higienização e não aglomeração, informaram os responsáveis pela festa. “Poucas pessoas serão convocadas, respeitando os protocolos que a atual realidade nos exige”, concluiu Bel.
A programação da festa será a seguinte: segunda-feira, dia 31 de maio, 18h, início do Tríduo para Festa de Corpus Christi, com o Terço da Misericórdia, seguido da Celebração Eucarística; terça-feira, 1º de junho, 18h, Adoração do Santíssimo, seguida da Santa Missa; quarta-feira, dia 2 de junho, 18h, Recitação Solene das Primeiras Vésperas, seguida da Celebração Eucarística.
Na quinta-feira, 3 de junho, dia de Corpus Christi, haverá Celebração Eucarística na Matriz de Sant’Ana, na Capela da Comunidade Nossa Senhora das Graças e na Gruta Nossa Senhora de Itaúna. Às 9 horas acontece o cortejo com o Santíssimo Sacramento por algumas ruas de todas as comunidades da Paróquia de Sant’Ana, saindo da Matriz de Sant’Ana. Às 19h, Celebração Eucarística na Matriz de Sant’Ana, Capela da Comunidade Nossa Senhora das Graças e na Gruta Nossa Senhora de Itaúna. Os organizadores da festa pedem às pessoas que enfeitem as portas/portões de suas casas no trajeto do cortejo (a Paróquia vai divulgar o roteiro) com pequenos altares domésticos, para celebrar a passagem do Santíssimo Sacramento.

Última modificação em Quinta, 27 Mai 2021 15:36

Compartilhe esta notícia