Brasil registra mais de 13 mil suicídios por ano. Prevenção pode salvar muitas vidas

Por Publicado em:10/09/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 38

Brasil registra mais de 13 mil suicídios por ano. Prevenção pode salvar muitas vidas

Ontem, sexta-feira, 10, foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a campanha de combate e prevenção deve acontecer durante todo o ano e neste mês de setembro é reforçada. Na quinta-feira, dia 9, a Prefeitura promoveu uma palestra, transmitida pelo canal do município no Instagram: @prefeituradeitauna. O tema foi “Reflexões sobre o Bullying e a Saúde Mental Infanto Juvenil”, abordado pelo psiquiatra Paulo Murialo e pela psicóloga Rejane Amaral.

Outras iniciativas ainda serão realizadas em setembro, para reforçar o trabalho preventivo e buscar a redução dos índices que são muito altos no País. O Brasil registra mais de 13 mil suicídios a cada ano. No mundo, são cerca de um milhão a cada doze meses. E como alerta o CRAS de Itaúna, são registrados cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. “Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”, divulga o CRAS, que se coloca à disposição para acolher e escutar as pessoas que precisarem de ajuda nestas questões. E completa: “Se você precisar, peça ajuda! Viver é a melhor opção!”

Itaúna possui Centros de Atenção Psicossocial (CAPS ll e CAPS-AD), que funcionam de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo gratuitamente as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, 24h por dia, pelo número 188 (chamada gratuita).

Compartilhe esta notícia