TRANQUILIDADE - MC divulga situação estável em Minas em relação à pandemia

Por Publicado em:08/10/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 49

Com a Onda Verde em todo o estado e 83% da população acima de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose, diminuem índices da Covid-19

Os técnicos do Minas Consciente, programa governamental que monitora a pandemia no Estado, divulgaram que a situação em relação à Covid-19 está tranquila em Minas Gerais. Conforme o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, a média de pacientes internados no estado vem caindo, chegando a 617 no último dia 5. Há duas semanas, eram 716 pessoas hospitalizadas devido à doença. Em quatro semanas, a queda é de 25%. Também informou que 500 dos 853 municípios mineiros não registram mortes pela Covid por pelo menos um mês.
E destacou ainda o avanço da campanha de vacinação, que alcançou mais de 83% da população acima de 12 anos já vacinada com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid. “Temos um grande crescimento na segunda dose aplicada. Em breve, devemos ter 70% de todo o público-alvo com todo o esquema completo. A adesão à vacinação tem gerado um reflexo muito positivo com diminuição de internações, óbitos e circulação do vírus”, disse o secretário.
Situação em Itaúna

Os dados de Itaúna também são animadores, apesar do registro de duas mortes por Covid nesta semana, o que coloca o município fora dos 500 anunciados que não registraram óbitos. Os números divulgados pela Prefeitura na semana passada mostram que 72.59% da população total já recebeu a primeira dose da vacina e que cerca de 42% já concluíram o ciclo com as duas doses. Itaúna não divulga os números diariamente, o que apresenta um certo atraso em relação aos dados do estado.
No total, até a última divulgação, já haviam sido vacinadas com uma dose 68.565 pessoas, o que é praticamente toda a população adulta do município, já que infelizmente algumas pessoas insistem em não se imunizarem por questões político-ideológicas e até mesmo religiosas. Dessas, 36.888 já haviam recebido a segunda dose da vacina e mais 2.139 receberam a vacina de dose única. No total já haviam sido aplicadas 107.592 vacinas, conforme o vacinômetro divulgado no dia 30 de setembro.
Vacinar, tomar todos os cuidados e manter a higiene são os caminhos para evitar o contágio. Conforme informações, a maioria dos casos atuais de contágio de Covid são de pessoas que não se vacinaram. Principalmente os casos mais graves, que necessitam de internação no CTI e intubação. Vacina é o melhor preventivo. Além de usar máscara e evitar aglomerações/contatos.

Compartilhe esta notícia