UNIÃO FATAL - Estudo mostra que Dengue e Covid têm relação

Por Publicado em:08/10/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 38
Os médicos Edilson Flores, Elaine Bertacco, Charlene Troiani, Euribel e Rodrigo Ferro publicaram artigo mostrando a relação entre as doenças na revista científica Tropical Medicine and Infectious Diseases (Medicina Tropical e Doenças Infecciosas) Os médicos Edilson Flores, Elaine Bertacco, Charlene Troiani, Euribel e Rodrigo Ferro publicaram artigo mostrando a relação entre as doenças na revista científica Tropical Medicine and Infectious Diseases (Medicina Tropical e Doenças Infecciosas)

O que já era da desconfiança de muitos pode ter se tornado realidade em recente estudo publicado pelos médicos Edilson Flores, Elaine Bertacco, Charlene Troiani, Euribel e Rodrigo Ferro: a ocorrência da Dengue e de Covid 19 tem relação com o ambiente. Explicando a relação, o estudo publicado na revista científica “Medicina Tropical e Doenças Infecciosas” (em tradução do inglês) mostra que onde ocorre maior incidência da Dengue também mostra maior incidência da Covid. O estudo teve como base o município de Presidente Prudente, em São Paulo, e apresenta a informação de que as doenças são mais constantes onde falta estrutura urbana e sobram problemas como terrenos baldios, depósitos de lixo e falta de saneamento.

Apesar de se tratar de apenas uma pesquisa, o que não garante a certeza nas informações segundo especialistas, a proximidade de como se dá a infecção por Dengue ou por Covid, levam à desconfiança da relação, já há algum tempo. Se no caso da primeira ela é transmitida por um mosquito que prolifera em áreas onde a incidência da falta de infraestrutura urbana é maior, no segundo caso as informações são muito próximas. A Covid é transmitida pelo contato humano, com os riscos aumentando na proporção em que faltam cuidados com a higiene. Lavar as mãos, evitar contato, proximidade entre as pessoas, é muito próximo do que se pede no caso da Dengue: evitar água parada, não acumular resíduos, combater a proliferação de um inseto. Outros estudos devem apontar na mesma direção, apostam especialistas. Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas no link https://www.unoeste.br/Noticias/2021/10/locais-de-maior-incidencia-de-dengue-tambem-sao-os-da-covid.

Compartilhe esta notícia