Seu documento perdido pode estar nos Correios

Por Publicado em:07/01/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 42

Quem já perdeu um documento sabe o quanto é difícil e problemático fazer a segunda via. Encontrá-lo é sempre a melhor opção!

Quem já perdeu um documento é que sabe o quanto de dificuldades e problemas enfrenta para fazer a segunda via. Além disso, aquele sentimento de perda é terrível, só comparado em sentido contrário, quando se encontra o documento perdido. E se você passou pelo primeiro sentimento, da perda, pode estar próximo de vivenciar o outro lado bom da história, o do sentimento bom do encontro. Faça uma consulta no site dos Correios (https://www.correios.com.br/atendimento/balcao-do-cidadao/achados-e-perdidos), pois o seu documento perdido pode ter sido encontrado e estar à sua disposição para retirada. É bom, saber, porém, que para fazer a retirada você precisará pagar uma taxa de R$ 5,95.

E os Correios também não entregam os documentos sem comprovar que o interessado é realmente o dono do documento. Para isso, “os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima”.

Balcão do Cidadão

Para se ter uma ideia da necessidade deste serviço, basta saber que apenas em 2020, ano em que os brasileiros ficaram mais em casa, devido à pandemia, foram encontrados e enviados aos Correios nada menos do que 94 mil documentos. Fora desse período a média anual é de 170 mil. Esses documentos são, muitas vezes, entregues nas agências dos Correios também podem ser deixados em caixas de coletas de correspondências.
Além desse serviço de “Achados e Perdidos”, o Balcão do Cidadão presta os seguintes serviços: emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital; e entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT).

Compartilhe esta notícia