Banner - Adolfo Mendes

AGENDAMENTO DIFÍCIL - População reclama e alega não conseguir fazer RG

Por Publicado em:31/10/2019 | Atualizado em:31/10/2019 447

Denúncia é de que empresa particular cobra para fazer agendamento e congestiona o sistema

Alguns populares têm usado as redes sociais para expressar descontentamento ao tentar agendar atendimento para fazer Carteira de Identidade em Itaúna. Há aproximadamente dois meses houve uma alteração no sistema e os agendamentos online passaram a ficar disponíveis a partir de 9h. Segundo o departamento responsável na Delegacia de Polícia Civil em Itaúna, essa alteração foi para beneficiar a população que antes reclamava do antigo horário, de 0h (zero hora). A população alega agora que a falta de ficha vem sendo causada por uma empresa que cobra para fazer o serviço de agendamento.  

Os agendamentos para atendimento em primeira ou segunda via do RG podem ser feitos de terça-feira a sábado, sempre a partir de 9h. Por dia são distribuídas 20 fichas de atendimento, sempre para sete dias posteriores à data do agendamento no sistema. Antes da alteração, o horário de disponibilização das fichas era de 0h, o que vinha sendo alvo de muita reclamação da população, segundo os atendentes do departamento de identificação na Delegacia de Polícia Civil de Itaúna. Com as reclamações, eles então solicitaram a alteração, passando o horário de liberação para agendamento para 9h. E parece, porém, que não foram sanadas as reclamações. 

A população aponta que uma empresa estaria cobrando para fazer o agendamento e que com isso quem não paga não consegue atendimento (o agendamento para fazer primeira ou segunda via da carteira de identidade é gratuito e deve ser feito através do site www.mg.gov.br/agendamento, ou através do aplicativo MGapp). A empresa cobra uma taxa de R$ 12 para prestar o serviço de agendamento. Qualquer pessoa pode acessar o referido site e fazer o procedimento, não sendo necessário contratar o serviço. 

Documentos necessários

Após fazer o agendamento pelo site ou através do aplicativo, é necessário apresentar os seguintes documentos na delegacia no dia agendado: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado) ou Certidão de Casamento com Averbação (se separado/divorciado) original; CPF (não é obrigatório); 2 fotos 3X4 recentes e o comprovante de endereço atualizado.  

Para a primeira via não é cobrado nenhuma taxa. Já para segunda via ou demais é cobrado uma taxa de R$ 71,86, que dever ser paga antes de comparecer na delegacia.

Última modificação em Quinta, 31 Outubro 2019 18:07

Compartilhe esta notícia