MPF recomenda conclusão de obras de creches em Itaúna

Por Publicado em:02/08/2019 | Atualizado em:02/08/2019 843

O MPF (Ministério Público Federal), regional de Divinópolis, emitiu recomendação a prefeitos e secretários de educação de 10 cidades da região para que concluam obras listadas pelo PAC 2, do programa Proinfância, do Governo Federal, iniciadas nos anos de 2012 e 2014. Foram notificados os prefeitos e secretários das cidades de Bom Despacho, Carmo da Mata, Conceição do Pará, Dores do Indaiá, Itaúna, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Pimenta, Pitangui e Santo Antônio do Monte. A recomendação é para que sejam concluídas as obras deste programa, já que tem ocorrido atraso nas mesmas, muitas delas iniciadas há cerca de 7 anos.

Em Itaúna duas obras estão incluídas nesta recomendação: as creches dos bairros Cidade Nova e Santa Edwiges. Na correspondência do MPF é destacado que a creche que está sendo construída no Bairro Cidade Nova já assinala 63% das obras concluídas e a do Santa Edwiges, 53%. Conforme o engenheiro Thales Lara, da área de engenharia da Secretaria de Educação, “as obras estão sendo executadas”, mas não pôde precisar prazo, já que não tinha os processos em mãos quando atendeu a reportagem.

Apuramos que três empresas já assumiram as obras, após processos licitatórios, durante os mandatos dos ex-prefeitos Eugênio Pinto e Osmando Pereira e no atual mandato, de Neider Moreira.
Problemas apresentados por algumas delas é que têm causado os atrasos.

Prefeito fala sobre obras

A FOLHA ouviu o prefeito Neider Moreira, que informou que a Prefeitura foi notificada nesta semana e adiantou a situação atual das duas obras. Em relação à creche do Cidade Nova, disse que as obras “estão bem adiantadas e devem ser concluídas até o final deste ano”. Já sobre a creche do Bairro Santa Edwiges, disse que foi constatada a utilização de material de péssima qualidade nas gestões anteriores, então “tivemos que desmanchar o que estava pronto e recomeçar. Estamos chegando agora ao patamar anterior, mas não devemos concluir até o final deste ano, como a do Cidade Nova, porém ambas as obras estão com o andamento normal”. Disse ainda que a Prefeitura tem feito com recursos próprios, pois precisa chegar ao mesmo patamar anterior na obra do Bairro Santa Edwiges para que o município volte a ter recursos liberados pelo FNDE.

Última modificação em Sexta, 02 Agosto 2019 18:19

Compartilhe esta notícia