POLÊMICA - Comerciantes questionam atuação da CDL na cidade

Por Publicado em:18/10/2019 | Atualizado em:29/11/-0001 728
Nazaré está sendo acusado de usar entidade lojista para se projetar politicamente Nazaré está sendo acusado de usar entidade lojista para se projetar politicamente

Reclamações apontam “falta de defesa” e imobilidade de entidade que representa a categoria

Reunião com dirigentes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itaúna para reclamar sobre alterações no trânsito teria servido para que alguns comerciantes expusessem o descontentamento com a direção da entidade em relação ao que afirmam ser “imobilidade e falta de defesa de interesses da categoria”, conforme apurou a reportagem. Ainda que de forma velada, sem exposição pública, muitos comerciantes têm questionado a postura da entidade nos últimos anos, alegando que seus dirigentes não têm “tomado a defesa dos comerciantes conforme deveria agir a CDL”. E o descontentamento teria aumentado de proporção com as últimas modificações no trânsito, no centro da cidade, além da implantação do estacionamento rotativo. 

Conforme informações chegadas ao jornal, alguns comerciantes se reuniram com a direção da entidade para questionar os problemas. Essas cobranças geraram um contato do presidente da CDL, Maurício Nazaré, com o responsável pelo trânsito, Audrey Juliano Leite, pelas redes sociais, quando o “clima ficou quente”. Os dois discutiram pelo meio digital, porém nenhuma medida prática surgiu após o embate. Além da questão da necessidade de a direção da entidade ser mais incisiva na defesa da classe, conforme as reclamações, também existiria uma inércia da entidade em relação a ações de incentivo ao comércio, conforme os reclamantes. 

“Olha, já estamos na segunda quinzena de outubro, a pouco mais de 60 dias do Natal, e não há uma ação sequer de mobilização para o incremento das vendas neste período. Uma campanha, por mais simples que seja”, disse um dos comerciantes. Outro lembrou que datas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Pais, passaram “praticamente em branco” em Itaúna, e em período de crise, quando seria necessário existir um movimento de incentivo às compras, como disse outro. Um terceiro comerciante questionou: “o que a CDL fez para incentivar as compras para o Dia das Crianças?”, lembrando de uma data recente e que em outros tempos existia movimentação da CDL para gerar aumento de clientes no comércio. 

“Não queremos que a CDL aja somente nas questões burocráticas da categoria. É preciso criar um clima de otimismo, de incentivo nas famílias para que invistam no comércio da cidade, porque é aqui que as pessoas moram e investindo aqui melhora para todos”, disse um dos comerciantes à reportagem, para questionar “o marasmo em que a entidade se encontra, nos últimos anos”. Além disso, cobram que a CDL deve fazer a defesa dos interesses da categoria, buscar discutir junto às autoridades questões como mudanças no trânsito, implantação de rotativo, “pois tudo isso mexe, e muito, com o nosso dia a dia, e queremos estar representados também nessas questões”, disse outro comerciante.  

As pessoas ouvidas pediram para não serem identificadas, “para não criar um clima de disputa desnecessária neste momento, já que estamos sentindo que a entidade está muito mais ligada à questão política e menos à representação da categoria. Não queremos dar nomes, por esse motivo. É preciso resgatar a prática da CDL em defesa da categoria e quando se dá nomes de pessoas, a discussão é levada para o campo pessoal, o que não traz benefícios para o todo”, arrematou um dos comerciantes ouvidos.

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217