INTOCÁVEL? - Nazaré distorce matéria e pede direito de resposta

Por Publicado em:25/10/2019 | Atualizado em:25/10/2019 520
Nazaré está sendo acusado de usar entidade lojista para se projetar politicamente Nazaré está sendo acusado de usar entidade lojista para se projetar politicamente

Pedido tenta colocar entidade como ofendida em notícia que questiona a atuação do empresário

Buscando rebater matéria da FOLHA publicada na semana passada, sob o título “Uso político da CDL – Comerciantes questionam atuação da CDL na Cidade”, o empresário, presidente da CDL e do CDE, e que se coloca como pré-candidato a prefeito, Maurício Nazaré, encaminhou pedido de direito de resposta ao jornal, em que busca colocar a entidade que dirige como ofendida, ao distorcer o entendimento do que foi publicado.

Além de se tratar de verdadeira peça de propaganda gratuita de sua gestão na entidade, o texto encaminhado não responde às críticas feitas ao empresário, de que estaria usando a entidade para fins políticos em detrimento de interesses da categoria.

A matéria da FOLHA surge a partir da informação de que foi necessário questionamento ao dirigente para que acontecesse reunião com o setor de trânsito da Prefeitura para tratar da instalação do rotativo, anunciado com antecedência de vários meses.

E que do contato do dirigente com o representante do setor de trânsito não teriam surgido, ainda, soluções, mas, sim, um bate-boca pelas redes sociais, entre o empresário presidente da entidade representante do comércio e o diretor do setor de trânsito.

Também foi colocado que vários comerciantes estão insatisfeitos com a postura do empresário que estaria atuando mais no sentido de seu trabalho político-eleitoral do que na representação da categoria, conforme os reclamantes e comerciantes ouvidos pela FOLHA.

Outra queixa de algumas das pessoas ouvidas pela reportagem é no sentido de que as poucas campanhas de incentivo ao comércio que a CDL tem promovido não se revestem da intensidade já vista em tempos passados, quando era dirigida por outras pessoas.

Mais uma vez o questionamento é feito sobre a ação do empresário enquanto dirigente e não da entidade.

As principais reclamações são estas: de que existiu demora inexplicável para ação em relação à implantação do estacionamento rotativo; que foi preciso ser questionado para agir; e que a ação não teria resultado, ainda, algo de prático, e, sim, uma discussão nas redes sociais; que a ação do empresário enquanto dirigente da entidade de classe não está agradando a vários dos associados; e que as campanhas, tão importantes para o incremento das vendas em períodos específicos, ou são fracas ou até mesmo nem acontecem.

PS: As reclamações foram colhidas junto a comerciantes da cidade e, após a reação do empresário, compreendemos o pedido de todos os ouvidos para que mantivéssemos o sigilo da fonte.

Resposta da CDL

Como o pedido de direito de resposta da entidade já é de domínio público, visto que foi publicado em vários canais, a FOLHA publica o texto a seguir (apesar dos advogados do jornal entenderem que não cabe o Direito de Resposta) para que o leitor tenha conhecimento da peça publicitária elaborada pelos assessores e aprovada pelo presidente da entidade. Vamos a ela:

CDL ITAÚNA ATUA POLITICAMENTE EM FAVOR DE SEUS ASSOCIADOS E DE TODO MUNICÍPIO. ENTRETANTO, SÃO  ATUAÇÕES APARTIDÁRIAS.

Manifesto da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaúna em resposta a matéria publicada na edição nº 1353, de 19 de outubro de 2019 – Jornal Folha do Povo
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaúna (CDL) recebeu com surpresa as publicações do semanário “Folha do Povo”, edição nº 1353, de sábado 19 de outubro de 2019, com a manchete de capa “Uso político da CDL” e a matéria publicada na página 5 - “Comerciantes questionam atuação da CDL na cidade”, a qual expõe dúvidas quanto as ações da entidade na promoção do comércio, bem como na defesa de assunto de interesse comum – o rotativo, e quanto a atuação de seu presidente.
A CDL Itaúna não foi procurada pelo Jornal “Folha do Povo” a fim de pontuar sobre tais questionamentos. Por isso, exerce seu direito de resposta destacando e esclarecendo as citações da matéria:
1) Sobre o rotativo: A CDL Itaúna sempre foi favorável ao rotativo e sempre cobrou do Poder Público ação quanto a esta questão. Porém, com o fato da instalação deste, atendendo a diversas manifestações de lojistas associados, realizou no dia 08 de outubro de 2019 (terça-feira) em sua sede no Edifício CDE, reunião com empresários, com presença de representantes da Prefeitura de Itaúna – Paulo de Tarso (Secretário de Regulação Urbana) e Audrey Leite (Divisão de Trânsito) e da empresa Zona Azul, Caio César, a fim de obter mais esclarecimentos sobre a implantação do rotativo, além de propor ações imediatas, por este impactar diretamente no resultado de vendas do comércio, principalmente nos primeiros meses de atuação. Na reunião foi possível destacar diversos pontos críticos e gargalos do sistema aos responsáveis, sendo consenso da classe empresarial presente a importância do rotativo, mas que faltou publicidade e sensibilizar a população para conhecimento quanto a implantação, além de ter iniciado numa época crítica para o comércio - fim do ano, tendo em vista que qualquer mudança radical afeta diretamente no resultado em vendas. Na conclusão desta reunião, foi estabelecido um Plano de Ações para que soluções pontuais pudessem ser desenvolvidas, a fim de melhor empenhar o rotativo, sem que afetasse diretamente o movimento na região central;
2) Ações de Incentivo ao Comércio: A CDL Itaúna tem atuado com bastante afinco em ações de promoção do comércio, sendo que em 2019, ano do cinquentenário da entidade, datas como Mães, Namorados, Avós, Pais e Crianças, e valorização das empresas locais, tiveram campanhas promocionais e institucionais, a fim de criar um ambiente favorável para vendas, bem como realizações com foco em capacitação (cursos, palestras e consultorias). Portanto, a entidade retifica a publicação que, de forma equivocada, apresenta que ações neste sentido não são promovidas pela entidade. Inclusive, semanalmente o jornal “Folha do Povo” recebe releases sobre as realizações a serem promovidas;
3) Projeção política do presidente da entidade e seus dirigentes: A atuação da CDL Itaúna consiste em defender os interesses de seus associados, sendo frente a situações de ameaças e/ou oportunidades externas, ou mesmo frente ao Poder Público. Assim, quando há dedicação, empenho, atuação forte, constante e resultados evidentes a nível municipal, estadual e federal da entidade, a projeção dos dirigentes que estão à frente da entidade se torna algo real e comum, pois o reconhecimento constante evidencia os resultados e consequentemente o presidente da CDL. A entidade reitera que o papel do presidente e demais dirigentes limita-se ao interesse de bem comum de seus associados e que assim permanecerá para o pleno desenvolvimento empresarial, que reflete diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município de Itaúna, de nossa região, estado e nação. São ações de ordem política sim, entretanto, sem cunho partidário.
A entidade esclarece que todas as questões de interesse de seus associados e do município são alvos de amplos debates e que está aberta para a comunidade e meios de comunicação, para esclarecimentos e informações quando necessário.
Mantém canais de comunicação de “OUVIDORIA” no site www.cdlitauna.com.br/ouvidoria, pelo telefone (37)3249-1750 (ramal 1768) - setor de Comunicação e na recepção da sua sede no Edifício CDE (R. Cap. Vicente, 129, Centro – Itaúna-MG), sendo ainda que existe reuniões semanais com a direção executiva da entidade, do grupo gestor da entidade todas as sextas-feiras, às 7h30, além das reuniões periódicas das diretorias e executivos, que são abertas a participação do associado.
A entidade exerce uma gestão aberta a críticas e sugestões desde que tenham como objetivo único o bem comum de todos os associados e nossa comunidade. FIM.”

Última modificação em Sexta, 25 Outubro 2019 16:21

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217