RECUO - Alunos não receberão material escolar neste ano

Por Publicado em:10/01/2020 | Atualizado em:10/01/2020 442

Bastidores apontam que esta foi a “gota d´água” para a saída da secretária de Educação

A Secretaria de Educação de Itaúna tem novo titular, após a saída da ex-secretária, Alessandra Araújo, na virada do ano. Para comandar o setor, neste ano eleitoral o prefeito escolheu o servidor da área de educação Weslei Lopes da Silva, que tem um currículo elogiado e conta com 20 anos de carreira na Prefeitura. Comentários de bastidores são de que “a gota d´água” para a saída de Alessandra Araújo teria sido a suspensão do programa amplamente anunciado por ela, de distribuição de material escolar gratuito aos alunos da rede municipal de ensino.

Porém, além desse fato, outras informações apontam para o desgaste da ex-secretária junto aos demais membros da administração pela sua postura considerada individualista. Seja qual for o motivo da saída, o que fica é um grande problema para o novo secretário administrar, já que a informação de que os materiais escolares seriam doados pelo município fizeram com que direções de escolas divulgassem listas mínimas aos pais que, por sua vez, não fizeram a reserva necessária à aquisição dos materiais, o que passou a ser necessário, com a suspensão do programa.

A Prefeitura divulgou nota de esclarecimento sobre o assunto (veja ao lado), porém isso não diminui a repercussão negativa que está sendo causada no meio estudantil e junto às famílias e até mesmo no meio dos profissionais da área. Várias pessoas têm se manifestado sobre o problema causado com o anúncio da distribuição do material de maneira gratuita e, agora, o recuo da administração. “Como será feito, por exemplo, nas escolas que já distribuíram a lista do material que deveria ser adquirido pelos pais? E para quem fez outros compromissos com o dinheiro que seria economizado e agora terão que arcar com a despesa, como vai ficar?”, alegou uma mãe de aluno à reportagem. O problema criado não será resolvido com a simples troca do secretário e com a nota de esclarecimento da Prefeitura. E, com certeza, vai repercutir mais à frente, já que neste ano serão realizadas as eleições municipais.

Prefeitura divulga Nota de Esclarecimento

Na tarde de quinta-feira a Assessoria de Comunicação da Prefeitura encaminhou à redação a Nota de esclarecimento publicada a seguir, na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em obediência aos Princípios da Administração Pública (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência) e em atenção às disposições da Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleições), que em seu artigo 73, § 10, proíbe a distribuição de bens gratuitamente pelo Poder Público a particulares durante o ano em que ocorrer eleições, a Prefeitura de Itaúna esclarece que, em razão de vedação legal, não será possível proceder o tão almejado e necessário fornecimento de materiais escolares aos alunos da rede municipal de ensino neste ano, conforme anunciado inadvertidamente pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, ao final de 2019.

De antemão, nos solidarizamos com as famílias por eventuais transtornos, uma vez que há de se preservar a responsabilidade e legalidade enquanto administradores públicos, marca de nossa gestão.

Em que pese o lamentável ocorrido, destacamos que várias foram as melhorias na Educação itaunense nos últimos três anos, como as ampliações de espaços, novos equipamentos, “Programa de Tempo Integral”, dentre outros e, em 2020 não será diferente, agora sob a direção de um novo e capacitado Secretário, haja vista que a Educação é uma das prioridades e o maior pilar de sustentação deste governo.
Agradecemos pela compreensão.

Última modificação em Sexta, 10 Janeiro 2020 17:28

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217