POLÊMICA - Vereadores pedem reabertura do comércio e retorno de missas e cultos

Por Publicado em:24/04/2020 | Atualizado em:24/04/2020 365

Após um mês, voltou a acontecer esta semana a reunião ordinária da Câmara de Itaúna, na quinta-feira, 23, no período da tarde (14 horas). Apenas um projeto foi votado e aprovado pelos vereadores, o que trata da permissão para que os pais ofereçam ensino básico a seus filhos, de autoria do vereador Joel Arruda. O projeto foi aprovado por unanimidade. O foco da reunião foi mesmo a abertura ou não do comércio, quando um grupo de comerciantes e comerciários foi à porta do prédio do Legislativo pedir o apoio dos vereadores para a reabertura do comércio na cidade.

O vereador Giordane Alberto fez uma moção de apoio ao pedido dos comerciantes, aprovada por unanimidade, e em sua fala defendendo a proposição foi além e solicitou também a liberação para a realização de missas e cultos: “mesmo que seja com menos gente, 50, 60... nós estamos aqui, 20 pessoas em reunião por mais de uma hora”, comparou. O vereador Antônio de Miranda também comentou a moção proposta falando que esperava a revogação da portaria municipal 7.137, que mandava fechar novamente o comércio, acatando recomendação do Ministério Público. Otacília Barbosa comentou sobre o movimento “o Brasil não pode parar”, de empresários em nível nacional.

Alex Artur (Lequinho) comentou também a proposta afirmando que era totalmente favorável. Aproveitou para falar que era favorável à redução de salários (proposta da vereadora Márcia, que teve parecer terminativo e não pôde ser apreciada) “de todo mundo. Tem bilionário (empresários) que não ajudam. Tem de cortar de todo mundo”, afirmou ele, misturando quem recebe salário no poder público com empresários que recebem o lucro de seus investimentos. E concluiu afirmando que “isso (o coronavírus) é para acabar com a arrogância do ser humano. Por que não pegou nos bichos?”, perguntou ele, encerrando. Dois gatos tiveram resultado positivo para a Covid-19 nos Estados Unidos, no início desta semana.

Reunião com comerciantes sem ação efetiva

Após a reunião ordinária, os vereadores participaram de encontro com comerciantes e comerciários no lado externo da Câmara. Depois de ouvir as reivindicações dos comerciantes, vários vereadores se pronunciaram, apoiando a classe e prometeram atuar em favor da reabertura do comércio.
Os vereadores da base aliada do prefeito, algum tempo depois, divulgaram vídeo nas redes sociais em que foi afirmado que “estamos acertando detalhes aqui, mas acho que amanhã (sexta-feira, 24) vai ser reaberto (o comércio)”. O vídeo mostrava os vereadores em reunião com o prefeito e alguns assessores.

Última modificação em Sexta, 24 Abril 2020 17:26

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217