ELEIÇÕES 2020 - Primeiro turno pode ser no dia 15 de novembro

Por Publicado em:19/06/2020 | Atualizado em:29/11/-0001 218

Presidentes da Câmara, do Senado e do TSE se reúnem com especialistas em saúde para buscar o consenso

O presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, promoveu audiência pública com a participação dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre, para se chegar a um consenso sobre a melhor data para a realização das eleições deste ano. O encontro aconteceu na terça-feira, 16, e contou ainda com a participação de especialistas na área da saúde, que opinaram sobre as possibilidades discutidas. Os especialistas David Uip, infectologista, e Átila Iamarino, biólogo, também foram convidados para o debate, além de várias lideranças partidárias.

Em princípio, a data que parece receber mais apoio é a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro e o segundo turno, onde for necessário, na primeira semana de dezembro. A expectativa é a de que a data limite não ultrapasse 20 de dezembro, com o primeiro turno podendo ocorrer na primeira semana daquele mesmo mês. A data atual é para a realização do primeiro turno no dia 4 de outubro e o segundo no dia 25 do mesmo mês. Conforme o presidente do TSE, a definição deve acontecer até o dia 30 deste mês, para não impactar no calendário eleitoral já definido.

Outra medida que foi discutida no encontro é sobre a possibilidade de se ampliar o horário eleitoral gratuito, visto que devido à pandemia não poderão ocorrer comícios e as atividades com aglomeração de pessoas poderão ainda estar impedidas. A realização de convenções partidárias pelo meio virtual, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, quando os partidos definem as candidaturas, já está autorizada pelo TSE.

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217