ELEIÇÕES para PREFEITO - Itaúna tem 5 candidatos

Por Publicado em:18/09/2020 | Atualizado em:23/09/2020 1403

Otacília racha grupo osmandista e lança candidatura com Jason Vidal de vice na última hora

Até minutos antes do fechamento desta edição, eram conhecidas quatro chapas lançadas para a disputa das eleições para prefeito em 2020 em Itaúna. Novidade mesmo são as desistências das candidaturas de Antônio de Miranda, que até então era o nome do grupo ligado ao ex-prefeito Osmando e abriu espaço para Marcinho Hakuna, e a desistência do empresário Rafael Dias. E no fechamento da edição a vereadora Otacília Barbosa confirmou que será candidata a prefeita, tendo o também advogado Jason Vidal para a vaga de vice-prefeito.

Assim, as mulheres que estavam na retaguarda das chapas, sendo três candidatas a vice, agora têm também uma cabeça-de-chapa. Apenas em uma das composições os dois candidatos são do sexo masculino. Nomes que circularam nos comentários pré-convenções ficaram de fora por vários motivos: o delegado aposentado Jorge Mello faleceu a pouco mais de uma semana do prazo para as definições. Eugênio Pinto, que alguns informavam que conseguiria “liminar”, confirmou a informação veiculada na FOLHA em vários momentos: está inelegível até 2027. Osmando desistiu “para se preservar”.

Antônio Da Lua fez má escolha partidária e ficou impossibilitado com a decisão do partido pelo nome de Gláucia para compor chapa com Neider Moreira. Tõezinho teria alegado “falta de recursos” e a ausência de “Da Lua” para sair do jogo. Por fim, o empresário Rafael, da Gox, parece, não conseguiu emplacar seu desejo de candidatura.

As chapas já informadas

Neider Moreira era candidato natural do PSD e confirmou seu nome à reeleição. Na escolha da vice, optou por Gláucia Santiago e desmontou a “chapa dos Antônios” (Miranda e Da Lua), que até aparecia bem nas pesquisas prévias, conforme informações de bastidores. Com a situação indefinida, Marcinho Hakuna (PSL) assumiu a tarefa de candidatar-se com apoio do grupo osmandista. Para vice ele tem a companheira de partido e prima, a fisioterapeuta Marlete Aparecida Gonçalves de Melo.
O Psol confirmou a candidatura de Jerry Adriane, líder sindical, que tem a professora Aurita, também do Psol. A chapa representa a esquerda itaunense, já que as demais composições são de centro e de direita. O PT não apresentou nome à disputa, mostrando que o partido está enfraquecido em Itaúna. E a quarta chapa formada tem o empresário Alessandro Tomaz (Sandrinho), do Democracia Cristã, que acertou com o advogado e ex-procurador da Câmara Marcos Penido para vice.

Na manhã desta sexta-feira, 18, a redação recebeu várias informações de que Otacília Barbosa estaria se organizando para ser candidata, já que as atas partidárias permanecem em aberto e poderia haver a indicação. Em contato com a vereadora, ela confirmou o desejo e no final da tarde divulgou a dobrada com o também pevista Jason Vidal. Com isso, Otacília enfraquece Hakuna, já que certamente vai contar com parte do grupo osmandista. Mas até o dia 26, última data para o registro de candidaturas, muita coisa pode acontecer, até mesmo desistência e composição entre as chapas já lançadas. É aguardar, pois a decisão é que ainda não há nada definido...

Última modificação em Quarta, 23 Setembro 2020 14:58

Compartilhe esta notícia


Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217