Primeiro suplente em 2014, Gustavo Mitre assume cadeira de Deputado Federal

Por Publicado em:19/01/2019 | Atualizado em:24/01/2019 1761

Em Brasília, credenciamento do Centro Oncológico de Itaúna é a prioridade

Nas eleições de 2014 o candidato itaunense a deputado federal Gustavo Mitre obteve mais de 47 mil votos, ficando na primeira suplência em seu partido, à época o PHS. Agora, com a nomeação do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, da mesma coligação, para ser o ministro de Turismo no governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, Mitre foi convocado pela Câmara Federal para assumir a sua cadeira no Legislativo Federal, em Brasília – DF.

Apesar de ser um mandato de apenas um mês, já que em 1º de fevereiro Gustavo retorna a Minas Gerais para assumir a cadeira de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa mineira, o novo Deputado Federal viu neste momento oportunidade ímpar de trabalhar por Itaúna e por nosso Estado.

Empossado no dia 2 de janeiro, Gustavo deu início ao pequeno mandato tomando algumas atitudes e ações. No primeiro dia enviou ofício dirigido ao Diretor-Geral da Câmara dos Deputados renunciando ao recebimento do pagamento da ajuda de custo referente ao início e ao término do exercício do mandato. Resolveu, também, não nomear nenhum assessor de confiança, aproveitando 100% da equipe do deputado Marcelo Álvaro Antônio, objetivando a maior produtividade do único mês. Segundo Mitre, “a equipe do ministro Marcelo tem me ajudado bastante pois conhece bem a estrutura de Brasília e dos ministérios, potencializando, assim, minha atuação como deputado federal”. A partir daí, passou a realizar reuniões com ministros do Governo Bolsonaro.

Audiência com a Ministra Damares Alves

Gustavo Mitre esteve no gabinete da Ministra Damares Alves quando foi acompanhado dos itaunenses Pastor José Márcio e Marta Lança. A pauta da reunião foi o desenvolvimento de um plano voltado para a prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários de drogas no Estado de Minas Gerais. “Acredito que os dependentes químicos, bem como suas famílias e amigos, têm sofrido muito com esta epidemia”, destacou Mitre. O deputado federal disse ainda que “tentarei efetivar uma parceria entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal, objetivando abrandar este problema nacional que atinge aproximadamente 3,5 milhões de brasileiros, sem contabilizar os familiares e amigos”.

Agenda com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Já na segunda semana de trabalho em Brasília, o deputado federal Gustavo Mitre se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto abaixo), ocasião em que lhe entregou a solicitação do credenciamento do Centro de Oncologia do Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna.
“Pude demonstrar a necessidade da Unidade para o Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira, de Itaúna e de toda região. Anexei ao ofício solicitação do Prefeito Neider Moreira e da Provedora da Casa de Caridade, Dra. Marilda França Chaves, bem como as fotografias do imóvel, demonstrando que as obras físicas e equipamentos já estão concluídos e instalados. Retornarei ao Ministério da Saúde no decorrer dos próximos dias para verificar o andamento do processo de credenciamento”, afirmou Gustavo, se mostrando muito otimista com os resultados do encontro ministerial.

Cadastro no ministério do Turismo

Ao dar continuidade a sua pauta de reuniões em Brasília, Mitre esteve também com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para que junto ao Presidente da República, sejam estudadas medidas com enfoque na importância da implementação efetiva do transporte férreo de passageiros para o crescimento do turismo, e consequente aumento do emprego e renda para a população. Ainda na pauta com este Ministro, a discussão a respeito do Circuito das Águas, região com vocação turística que precisa de atenção especial do Governo Federal, cujo portal é o município de Campanha/MG.

Outro assunto tratado foi o credenciamento de Itaúna no Ministério do Turismo. A ação vai possibilitar ao município receber verbas – e há muitas à disposição naquele ministério – para a realização, incentivo e criação de novas oportunidades na área do turismo. Eventos sociais e festivos, como a Festa do Reinado, o Carnaval, o Turismo de Negócios, poderão ter uma efetiva participação da Prefeitura de Itaúna como fomentadora destas ações através dos recursos financeiros liberados pelo ministério do Turismo. Cabe destacar aqui que o ministro Marcelo mantém estreitos laços de amizade com Mitre, o que se torna uma porta de entrada e de defesa dos interesses de Itaúna junto ao Governo Federal. Mitre destaca: “Já entrei em contato com o Prefeito de Itaúna e alguns outros municípios, visando credenciá-los junto ao ministério do Turismo, passo inicial para o recebimento de recursos.”

Entrevista à TV Câmara

O tema Imposto Único foi o foco principal de uma entrevista concedida ao Jornalista Luciano, no Programa Palavra Aberta, pelo deputado federal Gustavo Mitre à TV Câmara, em Brasília. Além da implantação do Imposto Único, que taxou de oportunidade de combate à corrupção e à informalidade no país, Mitre também abordou o fomento do transporte coletivo através de ferrovias como alavanca de geração de novas rendas e empregos no Brasil e a ressocialização de usuários de drogas como experiência de combate ao uso de entorpecentes na nação.

Continuidade do trabalho na Câmara Federal e agradecimentos

O deputado federal Gustavo Mitre, por fim, informou que “registrarei as seguintes intenções na Câmara dos Deputados: meu apoio ao Imposto Único ou uma diminuição dos impostos, como alavanca de recuperação e estabilização da economia brasileira, do Projeto de Escola em Tempo Integral, da priorização do transporte de passageiros por ferrovias e metrôs em todo o país, além da preocupação no combate à crescente epidemia nacional de consumo de drogas. Algumas destas bandeiras já foram e serão temas tratados pela Câmara Federal na continuidade dos trabalhos da mesma. Tenho esperança desta continuidade através de outros colegas deputados federais que estarão aqui a partir de fevereiro de 2019. Agradeço mais uma vez a Deus, aos familiares, amigos, colaboradores e mineiros que me deram um voto de confiança. Com certeza, será um mês de muito trabalho, articulação e ações políticas em prol do nosso Estado de Minas Gerais”.

Última modificação em Quinta, 24 Janeiro 2019 17:19

Compartilhe esta notícia

Equipe Folha -

Jornalismo feito com responsabilidade, imparcialidade e qualidade. Acompanhe tudo o que acontece em Itaúna e região aqui, no espaço digital do jornal Folha do Povo de Itaúna.