SINDIJORI 08/2

Por Publicado em:11/02/2020 | Atualizado em:29/11/-0001 120

Circuito renova convênios

            O Circuito Mata Atlântica de Minas renovou os convênios de cooperação técnica com os municípios de Açucena, Belo Oriente, Ipaba, Marliéria e São Domingos do Prata. A renovação do termo associativo, que vale por um ano, tem o objetivo de fortalecer e desenvolver ações que visam à promoção e o fortalecimento do turismo na região. Desde que instituiu o ICMS Turismo, no início desta década, os municípios filiados ao Circuito já receberam algo em torno de R$ 1,6 milhão em repasses, informa o Circuito. Somente nos últimos três anos (2017, 2018, e 2019), entraram nos cofres municipais R$ 737,4 mil, beneficiando neste período sete dos atuais 11 filiados. (Diário do Aço - Ipatinga)

 

Lago continua com baixo nível

Mesmo com o grande volume de chuvas neste período do ano, o Lago de Furnas se encontra com cerca de oito metros abaixo do que deveria estar, o que prejudica os diversos estabelecimentos comerciais que dependem do local e tem riscos de não suportar a época de seca que se estabelece no segundo semestre. No último final de semana, durante encontro com prefeitos da região, o senador Rodrigo Pacheco disse que apresentará um requerimento pedindo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) explicações sobre o baixo nível de água da Represa de Furnas. (Folha da Manhã - Passos)

 

JF tem oito mil processos represados

            Os juiz-foranos têm enfrentado longos períodos de espera para conseguir benefícios ou solucionar questões relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social  estima que cerca de oito mil processos estariam represados na Gerência-Executiva do órgão em Juiz de Fora, que abrange as unidades dos municípios de Além Paraíba, Carangola, Cataguases, Espera feliz, Leopoldina, Muriaé, Palma e São João Nepomuceno. Recentemente, o Governo federal anunciou medidas para acelerar a análise dos processos relacionados aos benefícios do INSS. Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Projeto busca revitalizar mata ciliar

            O programa Pró-Mananciais foi implantado em Divinópolis em 2018, pela Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa). A iniciativa visa garantir a preservação das nascentes e córregos que fornecem água para a cidade. Após dois anos de ações, os moradores já percebem as transformações proporcionadas pelo projeto. Durante esse período, foi realizado o cercamento de mais de 6,4 mil metros de margens das nascentes e córregos da bacia do Ribeirão Boa vista, que é afluente do rio Itapecerica. Também foram plantadas 2,2 mil mudas para revitalização de mata ciliar, ações que garantem o abastecimento dos lençóis freáticos da região. (Portal Agora- Divinópolis)

 

"Caçadores de Bibliotecas" visita Poços

            O Sistema de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas recebeu a visita do projeto "Caçadores de Bibliotecas", que percorre bibliotecas públicas por todo o mundo desde 2010. Desenvolvido pela escritora Soraia Magalhães, que também é formada em Biblioteconomia, a iniciativa visa incentivar o gosto pela leitura e pela literatura. Na última semana, ao lado de Peter Janzon e ciceroneada pela coordenadora das Bibliotecas Públicas, Magaly Franco, ela conheceu a Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, a cabine literária da Rua São Paulo e a Biblioteca Júlio Bonazzi, no Monjolinho. (A Folha Regional- Muzambinho)

 

Alvará agora poderá ser emitido digitalmente

            Agora é possível  obter o Alvará de Licença para Localização e Funcionamento por meio digital. A Prefeitura de Barbacena anunciou o novo programa na última quinta-feira, 6. O Serviço está disponível para o empreendedor, para empresas e para profissionais autônomos que se registrarem e solicitarem o Alvará ou Alteração cadastral no Município a partir 2020. Para se regularizar junto ao Município, o responsável pelo empreendimento pode realizar o licenciamento, através do Portal de Serviços, no site da Jucemg, acessando o ícone Inscrições Tributárias e Licenciamentos, para abertura de empresas. (Folha de Barbacena)

 

Voluntários criam projeto para ipês

            O ipê é considerado árvore do cerrado e não é à toa que foi escolhido por um grupo de voluntários para florir Uberlândia. Um projeto que nasceu pelo acaso, o Ipê Ipê Rua, promete trazer mais vida à cidade e ressaltar a importância de se plantar árvores para um melhor futuro da sociedade. A ideia foi pensada pelo geógrafo Hugo Lopes, de 27 anos. Segundo ele, a inspiração surgiu por meio de um post no Facebook. Inspirado pelo grupo da região centro-oeste do Brasil, Lopes compartilhou a ação em suas redes sociais e recebeu o incentivo de diversos amigos para realizar o projeto em Uberlândia. (Diário de Uberlândia)

 

Sindicato pede reabertura de frigorífico

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, Leonardo Godinho protocolou um ofício na Prefeitura, direcionada ao prefeito, solicitando um empenho maior por parte do gestor municipal junto aos proprietários do Frigorífico Boi da Terra, para que possa o mais rápido reabrir aquela indústria, porque tem causado penoso prejuízo à economia local. Com o fechamento, já há dois meses, segundo Godinho, estão deixando de ser abatidos por volta de 1.200 bovinos por mês. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)

 

Avalie este item
(0 votos)

Warning: preg_match(): Unknown modifier '/' in /home/storage/d/52/6b/folhapovoitauna1/public_html/plugins/system/cache/cache.php on line 217