A novidade é que nada muda em Itaúna

Estrutura, local, envolvidos, barracas... no último ano do atual prefeito

A novidade é que nada muda em Itaúna
Foto: Arquivo/FOLHA

A Prefeitura ainda não fez qualquer divulgação em relação ao Carnaval de 2024, apesar de faltar menos de um mês para o início da festa, que tem previsão de começar no dia 8 de fevereiro. Porém, conforme apurou a reportagem, tudo vai ser como no ano passado, com a mesma estrutura, no mesmo local e “os mesmos rostos”, como afirmou um carnavalesco que comandava um dos blocos tradicionais. O Boulevard Lago Sul vai ser o local do desfile dos blocos, apesar de ter ocorrido alguma movimentação, no início do ano passado, pós-carnaval, para que fosse retomada a Avenida Jove Soares como o local dos desfiles. O Pau de Gaiola, pelo que se sabe, se sair, será lá na Avenida Boulevard, até porque não se falou nada ainda sobre a continuidade do bloco, como em anos anteriores. 

Na estrutura, conforme apontou um membro da organização de blocos, terá as barracas ocupadas “pelo pessoal de costume, como tem acontecido nos eventos promovidos pela Prefeitura. A cerveja, os food trucks (caminhões de alimentos), serão os mesmos, enfim, tudo igual”, disse. Arriscando um pouco além, cabe reprisar aqui a fala do secretário de Cultura, ao anunciar a estrutura a ser montada: “O circuito fechado terá controle de entrada, monitoramento de segurança por imagens, estrutura ampla de banheiros e barracas, praça de alimentação todos os dias, espaço para desfile dos blocos e animados shows, dentre outros atrativos”. 

Em conversa com um carnavalesco da cidade, ele afirmou que “a mesmice do carnaval itaunense está conseguindo acabar com uma festa que era destaque na região. Eles falam em participação de milhares de pessoas, mas isso é fácil, atrair multidões para uma única opção que são os desfiles repetidos de blocos, com as mesmas estruturas e concentrados em um local. Se não fosse a Banda Esplendor e Glória, para se apresentar fora da estrutura oficial, repetida no mesmo modelo, teríamos o mesmo carnaval de antes, preparado para atender às pessoas que têm recursos e esquecendo o povo, de maneira geral. Destacando que tudo é feito com dinheiro público, mas o público que banca a festa, fica de fora”, desabafou. 

A reportagem fez uma pesquisa na página da Prefeitura para detectar se havia alguma licitação de produtos e contratações voltadas para o Carnaval e encontrou apenas algumas adesões a atas, para contratações e barracas, tendas e banheiros químicos. Como o prazo é curto para a realização de licitação para o evento, a opção é esperar como será a contratação de shows para o Carnaval, se é que eles serão contratados, pois, até o momento, parece que a Prefeitura ainda não trata sobre a festa que deve começar no dia 8 de fevereiro, daqui a 26 dias...