Água de Itaúna é excelente e poderia gerar “polo cervejeiro”

Empresário itaunense da Kurt Beer fala das possibilidades que o município não aproveita por necessidade de planejamento para o setor

Água de Itaúna é excelente e poderia gerar “polo cervejeiro”
Foto: Reprodução/Youtube/ACE e CDL


As entidades empresariais ACE – Associação Comercial e Empresarial e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, ambas de Itaúna, produzem um podcast para divulgar iniciativas de empresários itaunenses. O podcast, que é apresentado pelo Marciliano Coelho, conversou recentemente com o empresário Henrik (Morango) Oliveira, filho do conhecido casal Morango e Zélia, da loja Casa das Roupas, que é proprietário da Kurt Beer. O proprietário da cervejaria, fabricante de chope e cervejas artesanais, falou do empreendimento e dos problemas enfrentados, como na pandemia do coronavírus, que aconteceu justamente no início da colocação no mercado dos produtos da Kurt Beer. 

Henrik comentou o surgimento da iniciativa e deu destaque especial à qualidade da água de Itaúna, altamente favorável à produção de cervejas. Nesse ponto ele aponta a necessidade de o poder público entender as oportunidades que são apresentadas e atuar para o desenvolvimento do município. Segundo o empresário, Itaúna tem uma água de excelente qualidade, “melhor que na maioria das cidades”. É preciso, conforme apontou, que essa vantagem seja aproveitada. E com isso indicou que o poder público poderia atuar para que Itaúna se tornasse um polo cervejeiro, assim como Nova Lima, que investe no setor, mesmo sem ter a água com a qualidade da nossa. Itaúna, assim, perde uma grande oportunidade até por falta de visão de administradores. 

Além do poder público, Henrik Morango lembrou que os empresários também precisam investir, mas que o apoio do governo é extremamente importante. Até mesmo no fortalecimento de uma indústria que pode trazer muitos benefícios para Itaúna e que não recebe a atenção merecida. Além da produção de cervejas e chopes, outras áreas, como a “indústria da beleza” ou da “alimentação saudável”, por exemplo, têm representantes de sucesso no município e não recebem o apoio do poder público que não apresenta, assim, planejamento de crescimento para a economia itaunense, estagnada nos últimos anos. O podcast “Papo Negócio” pode ser acessado no link https://www.youtube. com/watch?v=0FpIJ_pZ44w.