Amanhã, domingo, dia 1°, Itaúna escolhe 5 conselheiros para mandato de 4 anos

São sete candidatos disputando os votos e só um é do sexo masculino. Eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024

Amanhã, domingo, dia 1°, Itaúna escolhe 5 conselheiros para mandato de 4 anos
Toda a votação será na Escola José Gonçalves de Melo, sem o uso de urnas eletrônicas, com voto manual

Amanhã, domingo, dia 1º, os itaunenses, como todo o brasileiro apto a votar, deverão escolher os conselheiros tutelares que vão exercer o mandato de quatro anos, com início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024. Poderão votar todas as pessoas maiores de 16 anos, que deverão apresentar um documento oficial com foto, ou o e-título, conforme definiu Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), do Governo Federal. A votação em Itaúna acontecerá a partir das 8 horas e se estende até as 17 horas, na Escola Estadual “José Gonçalves de Melo”, situada na Rua Tácito Nogueira, 68, Centro.

A divulgação do processo em Itaúna, que estaria a cargo da Prefeitura, não havia informado, pelo menos até a tarde da quinta-feira, 28, quem poderia votar e quais os documentos seriam necessários de ser apresentados no momento da votação. Algumas pessoas acionaram a reportagem para esclarecer se seria necessário comprovar o endereço do eleitor. Conforme a informação no site do Governo Federal, apenas o documento com foto ou o e-título já habilitam o eleitor ao voto. Apesar de um pedido da Defensoria Pública de Minas Gerais – DPMG, conforme a FOLHA informou na edição passada, a Prefeitura de Itaúna não divulgou se o transporte público será gratuito para os eleitores, como informado em cidades da região que atenderam à solicitação.

Seis mulheres e um homem disputam as cinco vagas

Com salários iniciais de R$ 4.071,58 e carga horária de 40 horas semanais, seis mulheres e um homem disputam as cinco vagas reservadas para Itaúna, dos 18 inscritos inicialmente. Com isso, apenas os dois menos votados ficarão de fora, ocupando vagas de suplentes. Estão disputando o cargo as seguintes candidatas e um candidato, com os respectivos números de candidatura: Adriana Mara, 06; Camila Miranda, 11; Jane Santana, 05; Míriam Guimarães, 01; Sandra Mara, 08; Sílvia Ferreira, 07; e Washington Rocha, 14.