Arte e fé no entorno da Praça da Matriz

Artistas, religiosos e voluntários se preparam para a festa de Corpus Christi, na próxima quinta-feira

Arte e fé no entorno  da Praça da Matriz
Foto: Arquivo/FOLHA


Além da expressão da religiosidade, a cada ano a solenidade de Corpus Christi em Itaúna se torna uma completa revelação de arte, bom gosto, criatividade e beleza. No entorno da Praça é construído um “tapete” com imagens que remetem à religiosidade da população católica, com a participação de artistas e voluntários, a partir do traçado feito pelo corpo de topógrafos municipal, como destaca a divulgação da Associação Cultural Usina de Sonhos, que tem na direção a grande entusiasta da festa Bel de Abreu. Com o traçado pronto, cada artista se responsabiliza por um quadro e, junto com voluntários, são produzidas as imagens de rara beleza. A criatividade se estende à utilização de materiais que passam por areia, pós de café, sal, pedras, britas, cascas de ovos, tampinhas, serragem colorida e até raspas variadas de materiais reciclados. 

No final da tarde, a Paróquia promove a procissão e a solenidade de Corpus Christi, mas durante todo o dia, já a partir da madrugada, a Praça se torna palco de visitas, além, é claro, da presença das pessoas que atuam na construção do “tapete”. Vídeos e fotos inundam as redes sociais, os grupos de mensagens dos itaunenses e de amigos da região e até de todo o estado, quem sabe do país “e até lá de fora”, imortalizando a cada ano a produção artístico-religiosa dos itaunenses. É a fé, unida à arte, que se imortaliza a cada ano e foi perenizada a partir do Decreto de número 7.248, de 3 de setembro de 2020, que tornou o “Tapete de Corpus Christi” Patrimônio Imaterial de Itaúna. 

A tradição e as comemorações 

Em ato oficial, o Papa Urbano IV tornou o Corpus Christi um evento oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. No Brasil, a prática da comemoração foi introduzida pelos colonizadores portugueses. Em Itaúna, a tradição da construção do “Tapete de Corpus Christi” remonta a décadas na paróquia central, e hoje se estende a outras paróquias do município. 

E a programação da Festa de Corpus Christi, promovida pela Paróquia de Sant’Ana, tendo à frente o padre Everaldo Quirino, é a seguinte: dia 29/05, quarta-feira, 7h – santa missa, exposição e adoração do Santíssimo Sacramento por 24 horas; dia 30/05, quinta-feira, 7h – benção do Santíssimo Sacramento, encerramento da adoração e santa missa; 8h, início dos trabalhos para confecção do tapete; 16h30, procissão com o Santíssimo Sacramento em torno da Praça da Matriz, seguida de benção e celebração eucarística.